Através da análise de dados de dispositivos móveis em tempo real, o Social Distancing Scoreboard está a medir e a classificar, de A a F, a eficácia das medidas adoptadas em matéria de distanciamento físico nos Estados Unidos da América. A ferramenta digital de análise de padrões de mobilidade foi criada pela Unacast, uma empresa de consultoria de dados com origem na Noruega.

O objectivo é auxiliar especialistas em saúde pública, decisores políticos, académicos e o sector comercial. A ferramenta “pro bono” pretende “consciencializar” para a importância do distanciamento físico no actual contexto de pandemia, permitindo identificar tendências de mobilidade e projectar cenários para o futuro a “curto e médio prazo”.

O Social Distancing Scoreboard – em português, tabela de classificação do distanciamento social – tira partido de dados de localização geoespacial em tempo real para determinar a eficácia das medidas de contenção aplicadas ou recomendadas, sendo capaz de verificar o grau de confinamento dos cidadãos à suas habitações, isto é, se estes estão a permanecer maioritariamente em isolamento ou se, por outro lado, estão em constante movimento no exterior. A ferramenta, a primeira de um conjunto que a consultora de dados pretende desenvolver para a pandemia provocada pelo novo coronavírus, permite calcular as mudanças nas distâncias médias percorridas e estimar o tempo médio passado dentro das habitações, em comparação com o tempo passado fora de casa. Possibilita ainda a aferição do grau de dispersão das pessoas no território, identificando aglomerações e variações em comparação com a frequência histórica de determinados locais.

Se as distâncias percorridas num determinado território registarem uma diminuição superior a 40%, a tabela de distanciamento físico atribui a esses territórios a classificação A. A classificação segue, depois, a ordem alfabética até à letra F, atribuída a territórios cuja mudança média nas distâncias percorridas alcance, apenas, 10% ou menos relativamente ao período pré-covid-19.

Para chegar aos resultados presentes na tabela, a consultora norueguesa analisa dados provenientes de “dezenas de milhões” de dispositivos móveis, de modo “anónimo”, extrapolando, depois, os resultados relativamente aos “níveis populacionais”, esclarece a Unacast.

A ferramenta digital interactiva encontra-se disponível apenas no território norte-americano e, segundo nota lançada pela consultora, está num processo contínuo de “melhoria e afinação”. São disponibilizados dados para todos os estados e condados norte-americanos, desde que o número de dispositivos móveis activos seja considerado suficiente para análise. Os estados e condados são classificados de acordo com as variações nas distâncias percorridas e está prevista a inclusão de novas funcionalidades, como a comparação de padrões de tráfego para tradicionais locais de interesse, como aeroportos, superfícies comerciais ou recintos desportivos, apurando as variações ocorridas em altura de pandemia relativamente a outros períodos. Outra das funcionalidades previstas para o Social Distancing Scoreboard é a medição, em contexto de pandemia de covid-19, dos padrões de mobilidade dentro de bairros residenciais e entre diferentes estados.