A Urban Mobility Innovators Open Call, uma iniciativa do projeto VoxPop promovida pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), apresenta 18 soluções digitais para melhorar a acessibilidade e a segurança de pessoas ou qualquer grupo vulnerável que tenha a sua experiência de mobilidade restrita – pessoas com deficiência, população idosa, crianças, mulheres grávidas, etc.
Com a ambição de acelerar a transição digital do sistema de mobilidade da cidade de Lisboa, em 2019, nasceu o projecto VoxPop, mobilizando os vários agentes do ecossistema local de inovação. Através de uma partilha de dados mais colaborativa e transparente entre as organizações públicas e privadas, o VoxPop tem como objectivo endereçar desafios não tecnológicos da inovação digital de modo a identificar melhorias e novas soluções centradas nas reais necessidades das pessoas que vivem, estudam, trabalham e visitam a cidade de Lisboa.
Através de um trabalho de proximidade desenvolvido com Organizações Não-Governamentais representantes dos grupos-alvo das soluções foram identificados os principais desafios que os utilizadores de transportes com mobilidade reduzida enfrentam no seu dia-a-dia.
Com um orçamento de um milhão de euros e apoiada pelo financiamento da Urban Innovative Actions (UIA) da Comissão Europeia, a Urban Mobility Innovators Open Call focou-se na resolução de seis desafios: planeamento de viagens, navegação autónoma, serviços inclusivos de bilheteira, promover uma mobilidade mais segura, gozo pleno de espaços públicos e soluções comunitárias para uma mobilidade mais inclusiva.
A Open Call, lançada em 2022, foi liderada pela consultora de inovação colaborativa Beta-i que convidou a comunidade europeia de inovadores a desenvolver soluções digitais que ajudem a melhorar a acessibilidade e a segurança do ecossistema local de mobilidade.
As 18 soluções que foram apresentadas no Demo Day resultam de diferentes abordagens pensadas para colmatar cada um dos desafios mencionados. Os projectos concentram-se, sobretudo, em soluções que tiram partido de tecnologias como inteligência artificial, chatbots, mobile apps e outras, e também da publicação de conjuntos de dados de acessibilidade para que os utilizadores possam obter informação actualizada relativa ao mapeamento da cidade, seleccionar as melhores rotas e transportes, aceder a serviços com maior facilidade, promovendo a sua autonomia. Um dos requisitos foi que estas soluções fossem desenvolvidas em código aberto para que possam ser reutilizadas por outros inovadores em novos contextos, como por exemplo em outras cidades europeias.
Diogo Moura, Vereador da CML para a economia e inovação, frisa que “Lisboa apresenta-se como um espaço para a inovação, para a experimentação de soluções cocriadas, onde possam ser testados novos produtos ou serviços. A Open Call do projeto VoxPop foi exatamente ao encontro desta estratégia da cidade – os desafios lançados à comunidade de inovadores foram desenhados num processo de cocriação com a sociedade civil, com os utilizadores mais vulneráveis do sistema de transportes públicos da cidade, encontrando-se, a partir deste momento, dezoito soluções inovadoras prontas para serem utilizadas e testadas”.
Diogo Teixeira, CEO da Beta-i, refere que “cada vez mais, é importante sabermos colocar a inovação e tecnologia ao serviço dos segmentos da população que mais necessitam. Neste sentido, temos de conseguir criar oportunidades para que inovadores e entidades do setor de mobilidade ou que o impactam diretamente possam comunicar entre si e tirar proveito destas interações para melhorar a vida de todos os cidadãos sem exceção. Só criando um ambiente propício à criação colaborativa de boas ideias é que conseguimos criar o impacto indelével que procuramos ter na sociedade.”
O VoxPop contou, ainda, com a participação de vários parceiros da área da mobilidade, como a CARRIS, o Metropolitano de Lisboa e a Transportes Metropolitanos de Lisboa, e empresas tecnológicas, como a Armis e Deloitte Portugal.
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