Conteúdo patrocinado

Vivemos num mundo digital onde é imperativo que as organizações aumentem o seu nível de digitalização e promovam a partilha de informação em tempo real com os seus parceiros de negócio.

É nesse âmbito que surge a primecog, uma empresa responsável pela criação de uma solução inovadora assente numa plataforma de SW, através da qual as organizações podem partilhar informação e executar automaticamente entre si os seus processos de negócio em tempo-real, de acordo com as regras por si definidas, quaisquer que sejam os sistemas de informação envolvidos.

Esta plataforma é particularmente útil para o desenvolvimento das smart cities, onde a capacidade de obter informação em tempo-real, partilhá-la entre diferentes entidades (empresas municipais, munícipes, autarcas, bombeiros, polícia, etc.), gerar alertas e executar operações de forma automática assume um papel fulcral. Dados da Gartner indicam que, em 2020, existirão cerca de 10 mil milhões de dispositivos IoT (Internet of Things) nas smart cities.

As cidades enfrentam, assim, o desafio de criar uma infraestrutura de forma escalável que seja capaz de interoperar com os diferentes sistemas de informação (aplicações informáticas, dispositivos IoT). A plataforma da primecog responde a estes desafios, permitindo às cidades criarem a sua infraestrutura com a instalação de qualquer tipo de sensor IoT, integrando de forma simples qualquer sistema de informação, e promovendo assim a total interoperabilidade entre os diferentes sistemas de informação associados às várias entidades envolvidas na gestão da cidade.

Grandes desafios

Grande parte das operações das cidades está já digitalizada, mas existem múltiplos sistemas de informação e processos associados a diferentes entidades cuja integração de forma automática é, em muitos casos, inexistente, o que implica uma elevada interação manual. De uma forma geral, é possível tipificar os grandes desafios que se colocam na criação de uma smart city:

  1. Dificuldade de integração e interoperação entre os diferentes sistemas de informação e processos das diferentes entidades relacionadas com a gestão da cidade;
  2. Inexistência de capacidade de previsão de eventos com base nos dados históricos e recolhidos em tempo real;
  3. Inexistência de informação em tempo real disponível para as diferentes entidades (polícia, bombeiros, empresas municipais, etc.) relacionadas com a gestão da cidade.

A solução da primecog

A primecog disponibiliza uma plataforma de SW completamente independente dos sistemas de informação ou dispositivos de IoT utilizados pelas diferentes entidades, potenciando a sua total integração de forma simples, quaisquer que sejam os sistemas de informação envolvidos, dando, assim, uma resposta eficiente aos grandes desafios que se colocam na implementação de uma cidade inteligente. Com a plataforma da primecog, os gestores das cidades podem tomar decisões de forma mais rápida e sustentada.

Convém salientar também as principais características da plataforma:

  •  Integração imediata e simples com qualquer sistema de informação ou dispositivo de IoT;
  •  Total interoperabilidade entre os diferentes processos através da criação de regras dinâmicas;
  •  Alertas em tempo real totalmente configuráveis, disponibilizados às diferentes entidades;
  •  Capacidade de previsão de determinados cenários, através da aplicação de inteligência artificial aos dados históricos e recolhidos em tempo real.

A plataforma da primecog permite uma visão integrada, em tempo real, de toda a comunidade, através de um centro de controlo único, promovendo uma cidade mais eficiente, mais próxima do cidadão, económica e ecologicamente mais sustentável.

Se quiser saber mais sobre esta solução, pode fazer o download da brochura da primecog aqui.

A primecog é uma empresa particularmente útil para o desenvolvimento das smart cities e vocacionada para o desenvolvimento de soluções e plataformas para a indústria 4.0 que permitirão às organizações dar um passo importante no seu processo de transformação digital.