Nos próximos dias 2 e 3 de dezembro terá lugar o segundo evento principal do Projeto Europeu PriMaaS. O Evento online “MOBILIDADE INTERREGIONAL: AS DIFERENTES ABORDAGENS E SOLUÇÕES DA COOPERAÇÃO” é promovido pelas Regiões da Liguria, TTS Itália e Universidade de Aveiro em cooperação com parceiros dos projetos Interreg MOBIMART e MOBIMART PLUS.
O evento conjunto será a ocasião para partilhar objetivos, conteúdos, abordagens e soluções para melhorar a mobilidade dos cidadãos nos territórios europeus. No âmbito das atividades do projeto PriMaaS destaque-se a Conferência Temática com sessões sobre o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação na gestão do sistema de transporte de passageiros e a Padronização da informação e interoperabilidade de sistemas. Saliente-se ainda os Seminários de Capacitação sobre serviços de mobilidade Hipo carbónicos, e oportunidade e perspetivas de negócio.
O programa inclui mais de 40 apresentações, sessões de discussão e inquéritos online reunindo alguns dos principais atores a nível Europeu no ecossistema de serviços de Mobilidade.
A agenda completa do Evento e o link para o registo (gratuito) podem ser consultados aqui (https://www.interregeurope.eu/primaas/events/event/4015/interregional-mobility-online-event/).
A principal visão do projeto PriMaaS (Prioritizing low carbon mobility services for improving accessibility of citizens) é promover a integração dos modos tradicionais de transporte coletivo com os pessoais e inovadores, criando serviços de mobilidade equitativos e focados nas necessidades dos cidadãos. Neste contexto, um dos objetivos principais é aumentar a colaboração inter-organizacional, aumentando a confiança entre parceiros-chave (autoridades dos transportes, operadores, fornecedores de serviços de mobilidade e organizações de defesa do consumidor).
O projeto PriMaaS tem um orçamento de 1,563 Milhões de Euros sendo cofinanciado pelo Programa Interreg Europe e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. A parceria é liderada pela Universidade de Aveiro, nomeadamente pelo Centro de Tecnologia Mecânica e Automação e o Dep. De Eng. Mecânica.
Além da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, o projeto conta com mais 8 parceiros da Suécia, Itália, Alemanha, Roménia, Finlândia e Reino Unido.
O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.