A Assembleia Municipal de Oeiras aprovou uma revisão orçamental extraordinária para fazer face as medidas de combate à Pandemia do Covid-19, tendo sido aprovado um reforço orçamental no valor de 3.734.100€. Destaca-se, de entre outros apoios, o reforço do Fundo de Emergência Social, a aquisição de bens e equipamentos de proteção individual e o apoio excecional ao SNS para aquisição de ventiladores e materiais médicos essenciais.
A Autarquia e a Administração Regional de Saúde abriram a Tenda de Triagem COVID19 do ACES, em Paço de Arcos, e uma Área dedicada para Avaliação e Tratamento de Doentes, em Algés. Oeiras, em colaboração com os laboratórios Joaquim Chaves, dispõe também de um centro de testes COVID19 destinado aos técnicos que se encontram na linha da frente – agentes da autoridade, bombeiros e proteção civil e funcionários municipais de serviço.
Foi desde logo assegurado o acesso ao teletrabalho a mais de 800 trabalhadores, de forma a dar continuidade aos serviços municipais. Os atendimentos presenciais foram substituídos por atendimento on-line, todas as linhas de atendimento mantiveram-se na sua normalidade, e garantiu-se assim, dentro do possível, todas as funções da Autarquia. Assim, tem sido possível garantir uma série de atividades, algumas das quais com recurso à tecnologia.
O Município encontrava-se a finalizar um plano operacional com o objetivo de desmaterializar o ensino. Agora, perante esta adversidade, estão a ser preparadas todas as componentes tecnológicas para a eventualidade de ser necessário assegurar a continuidade do processo educativo em casa, proporcionando condições para que professores e alunos possam manter as relações educativas.
No âmbito de iniciativas de cariz comunitário, foi criado um banco de voluntariado que está já a garantir entregas de alimentos, compras para abastecimento doméstico, medicamentos e refeições confecionadas para idosos e população fragilizada. A autarquia tem contado com o apoio de condutores da Uber que se disponibilizaram gratuitamente para apoio a estes transportes.
Estão já disponíveis uma creche e algumas escolas da rede pública, uma por agrupamento, para apoio aos filhos dos profissionais das funções essenciais. Para estes, estão também previstas uma série de medidas, tais como entrega de refeições ou um sistema de alojamento previsto para profissionais de saúde.
Continuam as ações de limpeza, higienização e desinfeção do espaço público.
Oeiras tem muitas mais iniciativas em curso que procuram dar resposta tanto às necessidades imediatas como às previsíveis a curto ou médio prazo. Continua assim a garantir uma resposta de qualidade. Para que todos fiquem bem.
O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.