O projecto Cascais Smart Pole by Nova SBE é um espaço urbano de experimentação “living-lab”, em que a interacção e participação de todos permitirá caminhar no sentido da neutralidade carbónica.
O projecto é financiado pelo Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono dos EEA Grants (no âmbito do concurso Implementação de projetos piloto de laboratórios vivos de descarbonização e mitigação às alterações climáticas).
O objetivo desta iniciativa é demonstrar que o artivismo é uma ferramenta que dá voz aos artistas que encontram na arte o poder das mensagens e que chegam às pessoas, inspirando mudanças. É uma manifestação cultural e a cultura é também um dos pilares do desenvolvimento sustentável.
O Sustent’Arte é desenvolvido pelo Mar de Experiências e retrata 5 personalidades mundialmente reconhecidas pelo seu papel ativo no combate às alterações climáticas. Uma sexta peça é a representação do Cascais Smart Pole e uma homenagem aos habitantes de Cascais. As peças deste roteiro são criadas com resíduos recolhidos na praia e nas margens de rios e bosques.
A quinta peça de arte urbana apresenta o político, empresário e ambientalista americano, Al Gore, que serviu como o 45º vice-presidente dos Estados Unidos de 1993 a 2001 (as quatro peças que estavam já em exposição na Nova SBE representam David Attenborough, Jane Goodall, Greta Thunberg e Leonardo DiCaprio).

Quando o seu mandato como vice-presidente terminou em 2001, Al Gore manteve-se proeminente como autor e ativista ambiental. Gore é o fundador e atual presidente do The Climate Reality Project. Em 2006, Davis Guggenheim realizou o documentário ambientalista An Inconvenient Truth (Uma Verdade Inconveniente), que se revelou um êxito no Festival de Cinema de Sundance. Neste filme, o espetador acompanha o esforço e a luta de Al Gore, a quem cabe o papel principal, para travar o aquecimento global e alertar para o problema, sensibilizando a comunidade mundial e evitando tratar a questão como política, mas antes considerando-a como um desafio para a Humanidade. An Inconvenient Truth ganhou os Óscares de Melhor Documentário e Melhor Canção Original em 2007. Foi nesse ano que foi galardoado, juntamente com o Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC), com o Prémio Nobel da Paz, pelos esforços empreendidos na luta pela preservação do meio ambiente e contra o aquecimento global.
Ele é o autor dos best-sellers n.º 1 do New York Times “Uma verdade inconveniente” e “O ataque à razão” e dos best-sellers “A terra em equilíbrio”, “A nossa escolha: um plano para solucionar a crise climática”, “O futuro: seis desafios para mudança global” e o best-seller do The New York Times “Uma sequela inconveniente: verdade ao poder.
A peça “Al Gore” do Sustent’Arte foi inspirada na fotografia de Anthony Harvey/Getty Images para Paramount Pictures. O cenário que compõe a instalação representa o percurso de Al Gore no contexto ambiental. No cenário está representada a imagem de capa do documentário “Uma verdade inconveniente”. Al Gore é reconhecido também pelas suas apresentações muito visuais sobre o aquecimento global: gráficos simples e dinâmicos, slides sem textos e muitas fotografias e exemplos de situações extremas. São dois destes gráficos que também estão representados no cenário.
Existe uma referência ao Prémio Nobel ganho por Al Gore partilhado com o IPCC “Intergovernmental Panel on Climate Change” e ao “The Climate Reality Project”. A instalação está preenchida com algumas das inúmeras citações de Al Gore.
A sexta e última instalação representa o activista desconhecido e é é inspirada no esforço colectivo dos habitantes de cascais no âmbito da sustentabilidade ambiental e social. Desde o início que um dos principais objetivos do Cascais Smart Pole é o envolvimento da comunidade numa visão de que a ação climática individual e colectiva é um dos vectores principais da descarbonização e do caminho para a neutralidade carbónica.
Em Cascais são muitas as pessoas que a título individual e/ou através de entidades, entre Associações, ONGs, Academia e setor privado, contribuem todos os dias para que Cascais seja um exemplo inspirador no desenvolvimento sustentável.
Esta instalação é baseada na imagem gráfica do próprio projeto Cascais Smart Pole by Nova SBE que representa um território inovador em que o sol e a luz são elementos cruciais, um espaço de atuação enquanto território inteligente e um laboratório vivo de iniciativas ligadas às energias renováveis, à eficiência energética, à mobilidade, aos espaços verdes, à economia circular e à água.
Na instalação está representada a comunidade Cascalense, bem como algumas iniciativas diferenciadoras e pioneiras que Cascais já implementou: os oleões e a transformação dos óleos alimentares usados, o IREC com um sistema inovador na reciclagem, o primeiro camião elétrico para recolha de resíduos sólidos urbanos, os autocarros a hidrogénio, os contentores do projeto Vozes do Mar (Associação Claro), as hortas urbanas ou as comunidades de energia, entre outras.
Esta instalação representa o esforço diário dos Cascalenses e de quem trabalha e estuda em Cascais em alterar os seus comportamentos e pretende transmitir a mensagem de que a comunidade é o motor da inovação e da mudança.
Todas as instalações podem ser visitadas no campus de Carcavelos da Nova SBE. Mais informação aqui.
O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.