Líder na implementação do 5G em Portugal, a NOS inaugurou ontem o NOS Hub 5G – um laboratório vivo, colaborativo e de cocriação para o desenvolvimento do 5G a nível nacional. Representando um investimento de 1.8 milhões de euros, o novo centro de inovação 5G da NOS foi concebido como um espaço de ideação, experimentação e transformação tecnológica, numa materialização clara da ambição e capacidade da NOS em liderar o desenvolvimento da quinta geração móvel.
Localizado no edifício NOS do Parque das Nações em Lisboa, o NOS Hub 5G será um espaço de capacitação de empresas, startups, universidades e parceiros, reunindo e disponibilizando as mais avançadas capacidades técnicas, equipas e recursos. Com uma área de 464 m2, o NOS Hub 5G divide-se em quatro áreas nucleares: demonstração, formação, ideação/experimentação e trabalho colaborativo.
“A NOS tem vindo a construir um caminho de liderança na quinta geração de redes móveis, assente em projetos de inovação aberta e colaborativa. O Hub 5G que hoje inauguramos representa mais um passo pioneiro para o país, reflexo da ambição clara de potenciar a colaboração em prol da transformação digital e desenvolvimento económico nacional”, refere Miguel Almeida, CEO da NOS.
De forma pioneira, o NOS Hub 5G dispõe da primeira rede privada Core 5G StandAlone implementada em Portugal, considerado como o próximo patamar evolutivo da tecnologia 5G e especialmente relevante para experimentar e explorar novos use cases assentes nesta arquitetura de rede disruptiva.
Este centro de inovação conta com uma equipa de mais de 50 profissionais especializados da NOS, que todos os dias vão colocar o seu conhecimento e expertise ao serviço do 5G e da sua aplicação nas mais variadas áreas. Com o objetivo de dar a conhecer as potencialidades da nova tecnologia móvel a quem visita o espaço, foram selecionadas 26 demonstrações 5G, assentes em tecnologias como Realidade Aumentada e Virtual, Internet of Things, Edge Computing e Data Analytics, entre outras.
O projeto nasceu com o apoio de mais de 20 parceiros, na sua maioria tecnológicos, contando com a Nokia e Accenture como parceiros fundadores, beneficiando das capacidades partilhadas e complementares às três organizações, e da transferência de conhecimento e inovação da rede global de mais dezenas de hubs de inovação internacionais.
O desenvolvimento da quinta geração de redes móveis é um vetor de negócio estratégico da NOS, representando, nos últimos dois anos, um investimento de cerca de 350 milhões de euros, proporcional à ambição da NOS em liderar as comunicações em Portugal. Neste âmbito e considerando o papel fundamental do 5G na transformação digital do país, a operadora adquiriu a maior quantidade de espectro, registando igualmente o mais elevado investimento entre todos os participantes no leilão para atribuição de frequências 5G.
O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.