A LG Electronics foi oficialmente reconhecida como uma entidade de acreditação internacional para testar software para veículos autónomos. Os resultados emitidos pelo Centro de Testes de Software da LG terão, a partir de agora, credibilidade internacional em mais de 70 países e regiões.
O Centro de Testes de Software da LG Electronics foi reconhecido como um laboratório com certificação ISO 26262 “para realizar testes de segurança funcional em software desenvolvido para veículos autónomos”, lê-se em comunicado. Isto vem garantir que, sendo este o primeiro local da Coreia do Sul certificado para testar o software automotivo, os resultados emitidos passam a ter credibilidade internacional em mais de 70 países e regiões.
A acreditação foi emitida pela Korea Laboratory Accreditation Scheme (KOLAS), “uma agência internacionalmente reconhecida, encarregada pelo estabelecimento de sistemas de padrões nacionais e pela operação de padronizações industriais, em questões relacionadas com a segurança e qualidade”.
Recorde-se de que a certificação ISO 26262 é “um padrão internacional para a segurança funcional de sistemas eléctricos e electrónicos encontrados na produção de veículos rodoviários, conforme definido pela International Organization for Standardization (ISO)”. Deste modo, e sendo que a medição da ISO 26262 avalia a probabilidade de acidentes causados por erros em softwares automotivos ou processos de desenvolvimento, esta certificação irá permitir à LG testar a segurança funcional do software e todos os sistemas de software automotivos e AUTomotive Open System ARchitecture (AUTOSAR) “que se enquadram no padrão ISO 26262 sem o envolvimento de agências externas”.
“A LG Electronics está extremamente orgulhosa de ter a melhor capacidade de verificação de segurança funcional do mundo para software automotivo”, afirma o Dr. I.P. Park, presidente e CTO da LG Electronics, citado em comunicado. “Com esta honra, a LG será capaz de fornecer produtos e serviços ainda melhores, nos quais os clientes podem confiar para fornecer um software mais confiável possível”, acrescenta.