CONTEÚDO DA RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO | Publicado no Anuário Smart Cities 2024

As entidades têm uma consciência cada vez maior sobre a urgência da aposta na mobilidade. No entanto, há um obstáculo que fará com que os frutos dessas medidas sejam apenas vistos a médio/longo prazo: a cultura e consciencialização do cidadão.

O mote de que a qualidade de vida passava pela facilidade de deslocação em auto­móvel, pela rapidez e facilidade de che­gada aos destinos rapidamente originou o caos ao nível da mobilidade nos grandes centros urbanos.

O congestionamento de tráfego e a polui­ção atmosférica e sonora são alguns dos pro­blemas originados pelo aumento progressivo de veículos automóveis nas vilas e cidades, os quais causam stress, problemas de saúde, en­tre outros, resultando na consequente dimi­nuição da qualidade vida nos centros urbanos.

Foi, assim, aumentando a consciencialização para o estabelecimento de uma nova cultura de mobilidade nas vilas e cidades, com a intro­dução de padrões de mobilidade sustentável, onde os modos suaves de deslocação se apre­sentam como prioritários.

Em Leiria, o município tem apostado forte­mente e implementado algumas medidas num esforço de devolver a cidade aos peões, seja através de iniciativas de urbanismo tático (criação de vias partilhadas para incentivo ao uso da bicicleta), seja por recurso a profundas obras de requalificação que, no final, privile­giam a circulação pedonal com alargamento dos passeios.

Destaca-se também a instalação dos primei­ros sistemas inteligentes de estacionamento na cidade, mais concretamente nas Avenidas Nossa Senhora de Fátima e General Humberto Delgado, através dos quais é possível conhecer antecipadamente o número de lugares dispo­níveis.

A tecnologia será brevemente alargada a parques de estacionamento e a locais estraté­gicos à entrada da cidade e está englobada pelo Leiria Smart City.

Este sistema de informação pretende facili­tar e flexibilizar o acesso à rede de transportes e promover o uso quotidiano dos modos suaves de mobilidade e inclui uma plataforma de ges­tão integrada.

Aqui estarão reunidos e centralizados os da­dos das várias redes de mobilidade existentes no concelho (transportes públicos, sistema de bicicletas elétricas partilhadas, parques de es­tacionamento), disponibilizados a partir de um website e de uma aplicável móvel.

OUTROS PROJETOS EM DESTAQUE

  • CicloExpresso é o nome do projeto iniciado no passado ano letivo que leva os alunos do 1.º ciclo do ensino básico a utilizarem as suas bicicletas para irem até à escola, acompanhados por adultos e num percurso previamente definido;
  • Encontra-se a ser projetado o novo terminal rodoviário. Localizada junto ao Estádio Municipal, a nova infraestrutura permitirá resolver os problemas de congestionamento e da qualidade do serviço prestado;
  • Para além do aumento de quilómetros em ciclovias, será reforçado o número de lugares de estacionamento gratuito e vai ser ampliada a rede de postos de carregamento elétrico;
  • Em Leiria, os transportes públicos são gratuitos para estudantes até aos 18 anos e para a população sénior.

Gonçalo Lopes

Presidente da Câmara Municipal de Leiria

“Reforçar o compromisso de uma cidade mais participada e mais acessível é uma das nossas apostas. Leiria tem feito um ótimo trabalho, mas necessitamos de cidades inteligentes e amigas de quem possa usar o espaço público em segurança e sem barreiras”

Contactos

T.:   244 839 500 (chamada para a rede fixa nacional)

E.:  geral@cm-leiria.pt

W.: www.cm-leiria.pt

MORADA

Largo da República

2414-006 Leiria 

SMART CITIES NETWORK

Para fazer parte da comunidade SMART CITIES NETWORK e participar na próxima edição do ANUÁRIO SMART CITIES, envie um e-mail para smartcities@medialine.pt