Entre workshops, debates, masterclasses e aulas de surf e yoga, o Huawei Summer Camp 4 Her dará, a jovens entre os 18 e os 23 anos de todas as áreas académicas, a oportunidade de conhecer de perto o mundo do trabalho na área da tecnologia. Entre os dias 25 e 29 de julho, em Cascais, cerca de 15 jovens mulheres farão parte desta iniciativa que, num ambiente de Verão, lhes permitirá explorar novos caminhos para o seu futuro profissional.

Esta primeira edição do Huawei Summer Camp pretende “dar voz às jovens para que participem activamente na construção de um panorama tecnológico cada vez mais inclusivo”, diz Diogo Madeira da Silva, Director da Huawei em Portugal. Aliás, tal como refere o responsável, “numa altura em que a afirmação do papel das mulheres no mundo do trabalho, e em especial nas áreas da tecnologia e inovação, é cada vez mais preponderante”, a iniciativa promovida pela multinacional no nosso país “contribui para a atracção de mais talento feminino para as TIC bem como para a criação de um futuro mais justo e igualitário”.

Num ambiente descontraído, as jovens terão oportunidade de, durante três dias, aprender e explorar um conjunto de conteúdos criado em torno de três dimensões: Tecnologia, Sustentabilidade e Desenvolvimento Pessoal, enquanto conhecem novas opções para o seu futuro profissional. Entre os oradores encontram-se personalidades nacionais e internacionais das mais diversas áreas, todas com alguma ligação aos três eixos fundamentais do programa.

As estudantes selecionadas usufruirão de uma bolsa que cobrirá todos os custos com alojamento, alimentação e deslocação, bem como o acesso a todas as actividades. Para fazerem parte desta experiência as jovens devem candidatar-se aqui.

Esta forma de aproximação da educação e tecnologia integra uma abordagem já habitual para a Huawei, que no início deste ano aderiu à Aliança para a Igualdade nas TIC. 

Outras iniciativas que exemplificam este posicionamento são a Summer School For Female Leadership In The Digital Age, que aconteceu em Lisboa em Agosto de 2021 ou a participação da empresa no mais recente Dia Internacional das Raparigas nas TIC, no âmbito do Projeto Engenheiras Por Um Dia.

Também programas como o Seeds for the Future, destinado a alunos das áreas tecnológicas, e cuja 6ª edição aconteceu em Setembro do ano passado, ou a ICT Academy, um programa internacional que visa oferecer às universidades o acesso a conteúdos e experiências formativas relacionadas com recentes inovações tecnológicas, são desenvolvidos em Portugal e têm como objetivo a valorização do talento nacional.

Além disso, existem ainda as bolsas de estudo Huawei, um programa que pretende capacitar uma nova geração de talento com competências tecnológicas que vão ao encontro das ambições de transição digital do país. Este ano, esta iniciativa representou um investimento total de 250.000 euros divididos em 50 bolsas, metade das quais atribuídas a estudantes no feminino.

O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.