A NovaPolis – Associação Cívica da Figueira da Foz vai levar a cabo um conjunto de Talks sobre o futuro da Figueira da Foz, com personalidades de referência no panorama nacional e internacional. Este primeiro ciclo de conferências temáticas abordarão temas como o desenvolvimento empresarial, o ambiente ou os territórios inteligentes.

Queremos pôr a Figueira da Foz a falar do seu presente e do seu futuro. Queremos motivar o debate, a circulação de conhecimento e a difusão de ideias. Ideias que, acreditamos, podem moldar o futuro do nosso concelho e da sua região. Por isso, as nossas conferências trazem ao palco cidadãos de reconhecido mérito cívico e profissional, que introduzirão pistas e mostrarão caminhos para uma estratégia de desenvolvimento sustentado e sustentável para a Figueira da Foz.

A primeira ronda de conferências, com espaço de debate, realiza-se já no próximo dia 13 de janeiro, às 18h, no Sweet Atlantic Hotel & Spa, Figueira da Foz, e será transmitida em streaming nas páginas do Facebook da NovaPolis e dos media partners Figueira TV e Figueira na Hora. Será subordinada ao tema:

COMO PODEM AS EMPRESAS FIGUEIRENSES ADAPTAR-SE AO NOVO PARADIGMA EMPRESARIAL?

E contará com a presença de:

  • Paulo Pinto, CEO ibérico da La Redoute, grupo multinacional com 184 anos, nasceu no norte de França, na indústria têxtil e hoje é um player puro de e-commerce.
  • David Carvalhão, Serial Entrepreneur, Business and Technology Expert for the EU, criador de mais de duas dezenas de startups;
  • Manuel Nina, Cofundador e Diretor Comercial da GoParity, uma plataforma portuguesa que liga empresas a projetos com impacto sustentável e que já recebeu um investimento da Critical Software e da Mustard Seed MAZE;
  • Vitor Ferreira, Diretor da Startup Leiria, constituída em 2004 por iniciativa do Politécnico de Leiria, da Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI) e da Câmara Municipal de Leiria, hoje conta com 34 associados, maioritariamente empresas.

Próximas Talks:

  • 15 DE JANEIRO (15H30): “COMO PODEM OS FIGUEIRENSES CONTRIBUIR PARA A REDUÇÃO DA PEGADA ECOLÓGICA”
  • 26 DE JANEIRO: (18H00): COMO TRANSFORMAR A FIGUEIRA DA FOZ NUMA “SMART CITY”?

Estes eventos resultam de uma parceria com a ACIFF – Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz e com o ISEC – Instituto Superior de Engenharia de Coimbra e tem como main sponsor o Sweet Atlantic Hotel & Spa.

Como é que a Figueira da Foz se torna mais atraente para investidores, habitantes e visitantes? Que empresas e indústrias deve o concelho atrair? Que mecanismos deve agilizar? Que economia queremos? Que indústria? Que turismo? Como caminhar para a inteligência territorial? Como captar fundos comunitários? Como harmonizar os diferentes setores de atividade? Como conciliar progresso económico com desenvolvimento ambientalmente responsável? Como valorizar ativos e recursos? Como cumprir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? Que estratégias para a mobilidade e para a energia? Como acompanhar o Portugal 2030 e o Plano de Recuperação e Resiliência? Como tornar os processos públicos mais eficazes e transparentes? Estas e muitas outras perguntas estarão em cima da mesa neste ciclo Figueira Talks, que acontecerão a 13, 15, e 26 de janeiro de 2021.

O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.