Os municípios ou autoridades locais portugueses estão entre aqueles que podem beneficiar de uma nova convocatória lançada pela European City Facility, a 5.ª, que termina no dia 30 de Junho. Todas as candidaturas devem ser submetidas até às 17h00, hora de Bruxelas A convocatória tem previstos 60,000€ em pagamentos lump-sum (montante fixo) e apoio prático para atores locais desenvolverem conceitos de investimento em energias limpas e eficiência energética.

Esta oportunidade tem o apoio do Programa LIFE da União Europeia e um total de 70 municípios irão beneficiar desta convocatória. Esta subvenção permitirá aos beneficiários agir sobre as suas necessidades relativas desenvolvimento de conceitos de investimento, de forma a dar respostas aos seus planos de energia sustentável e clima. Anteriormente, os beneficiários aplicaram o financiamento numa variedade de acções, incluindo estudos de viabilidade técnica, análises de mercado, planeamento das partes interessadas ou análises jurídicas, económicas e financeiras, contudo a acção específica cabe aos candidatos, no âmbito das áreas temáticas das energias limpas ou eficiência energética.

A candidatura ao financiamento é simples, além disso, os requisitos são semelhantes aos das convocatórias anteriores e solicita apoio político comprovado, dimensão potencial do investimento, impactos exequíveis relacionados com a energia e planos para a estrutura de governação e envolvimento das partes interessadas.

A AdEPorto – Agência de Energia do Porto é o especialista português da European City Facility e pode ser contactado directamente no endereço ce.portugal@eucityfacility.eu, para efeitos de apoio no processo de candidatura. Para os beneficiários seleccionados, o apoio da European City Facility vai para além do financiamento, e inclui capacitação, matchmaking (estabelecimento de parcerias) e ferramentas financeiras aplicáveis, tudo de forma a contribuir para que uma ideia de projecto fique mais próxima de ser correspondida a financiamento privado ou público.

Mais informação disponível aqui.

O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.