A Coimbra Business School | ISCAC apresentou ao município da Sertã, a convite deste, um estudo prospetivo para o desenvolvimento de uma estratégia de branding territorial de base local.
O estudo centrou-se numa análise e proposição de um posicionamento estratégico de marca, baseado nos fatores mais diferenciadores daquele território e com maior potencial de reforço da sua identidade e atratividade nos segmentos de novos residentes (não habituais ou permanentes), visitantes, turistas e investidores.
O trabalho, de carácter científico, esteve a cargo do Observatório de Branding Territorial da CBS | ISCAC, sendo orientado por Jorge Sobrado, coordenador do Observatório e especialista em marketing territorial.
Para a elaboração das conclusões, o estudo procedeu a uma síntese crítica dos relatórios produzidos por uma consultora a respeito das perceções internas e externas sobre os valores e fatores potenciais da marca “Sertã”, complementada por uma auscultação direta a atores-chave do território e a uma análise de casos comparáveis, nacionais e internacionais.
O Zêzere, os seus afluentes e ribeiras; os valores naturais e paisagísticos, culturais e humanos do concelho, das suas três vilas e mais de 300 aldeias, e os desafios especialmente atuais ligados à sustentabilidade, marcaram as conclusões e propostas do estudo, que serão objeto de avaliação e desenvolvimento por parte do município.
Neste âmbito, o Observatório de Branding Territorial apresentou ainda propostas de programação de marketing local, voltadas para a valorização dos recursos naturais, a revitalização de aldeias e a ativação cultural da Sertã enquanto destino.
Segundo o presidente da câmara municipal da Sertã, Carlos Miranda, “este trabalho da Coimbra Business School acrescenta mais um pilar à estratégia de desenvolvimento da Sertã e reconhece o potencial de marca do nosso território. Queremos tornar a Sertã um destino sustentável de visita, investimento e segunda residência, no contexto do vale do Zêzere e da região. No nosso território de água e natureza, vilas e aldeias, figuras e mitos, cultura e gastronomia, temos valores intrínsecos e potencial de futuro. Precisamos de os organizar, valorizar e comunicar para os públicos e mercados certos, envolvendo a comunidade.”
Para Jorge Sobrado, coordenador do Observatório de Branding Territorial e orientador do estudo desenvolvido, “o projeto de estratégia da marca Sertã é um exemplo do potencial científico aplicado da CBS. Este Observatório pode converter-se num laboratório de estudo aplicado de marcas territoriais em Portugal. A Sertã dá também um bom exemplo ao procurar aconselhamento científico complementar à consultoria de mercado.”
Fotografia: © Turismo do Centro de Portugal
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