Perspetivando o futuro da construção, numa crescente mudança de paradigma e constante evolução das necessidades do setor, cada vez mais na demanda pelos sistemas construtivos modulares pré-fabricados, com características conceptuais e funcionais alinhadas com os princípios da construção sustentável, eficiente e amiga do ambiente, a CONCEXEC-Arquitetura, Lda. desenvolveu um sistema construtivo modular pré-fabricado industrializado, patenteado, inovador, evolutivo, sustentável e com características conceptuais e construtivas baseadas nos princípios e necessidades energéticas, nZEB (near Zero-Energy Build), passível de certificação Passive House, com elevados níveis de conforto interior, contemplando a integração de materiais “eco-friendly”.

O sistema construtivo modular pré-fabricado CircularBuild, desenvolvido no âmbito do projeto “CircularBuild–Desenvolvimento e Validação do Conceito de Circularidade Aplicada à Construção Pré-Fabricada Modular” ao abrigo do Programa Ambiente, operado pela Secretaria Geral do Ambiente, assenta o seu desenvolvimento em 6 atividades estruturais, a Atividade: “A1-Estudo e Definição das Exigências Funcionais de Matérias Alternativos”; “A2-Preparação de Amostras e Validação Industrial”; “A3-Ensaios de Validade Funcional-Âmbito Laboratorial”; “A4-Construção Piloto-CircularBuild”; “A5-Promoção e Divulgação de Resultados” e a “A6-Gestão do Projeto”, fundamentais à emissão de uma ETA.

O consórcio formado por 4 entidades multidisciplinares, nomeadamente a CONCEXEC-Arquitetura, Lda., promotora e detentora do I&D da solução construtiva e os copromotores, Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) na validação, certificação e homologação da solução construtiva em consonância com o copromotor Laboratório Norueguês RISE-Research, e o copromotor Cluster Habitat Sustentável, no acompanhamento e promoção do desenvolvimento do projeto CircularBuild.

O projeto CircularBuild, financiado pelos EEA Grants, visa a investigação de materiais alternativos para a composição dos painéis do sistema construtivo modular pré-fabricado da CONCEXEC, perspetivando a circularidade, sem comprometer o seu desempenho energético e contribuir para o paradigma dos “Edifícios Carbono Zero”.

Vantagens do sistema construtivo CircularBuild

O sistema construtivo CircularBuild posiciona-se como a resposta às dificuldades no setor da construção, resultantes da escassez de mão de obra e de matéria-prima, apresentando vantagens preponderantes face à construção tradicional e os demais sistemas construtivos pré-fabricados.

O seu design inovador assenta no princípio de modularidade, possibilitando inúmeras combinações, de acordo com o programa, tipologias e necessidades dos utilizadores, bem como a sua integração nas várias geografias, resultante das suas características técnicas.

Este posicionamento resulta do rigoroso planeamento e seleção criteriosa dos materiais integrados na solução CircularBuild, permitindo a otimização dos recursos naturais e a otimização dos resíduos gerados, através da sua maquinação e produção de componentes em ambiente controlado e estandardizado, bem como a inexistência de resíduos em obra, com repercussões na redução da pegada ambiental, desde a sua conceção até ao seu fim de ciclo.

Deste modo, é otimizado o comportamento da solução construtiva mesmo nas situações mais adversas, integrando os princípios da corrente Passive House e exponenciando níveis de conforto térmico das construções, numa clara otimização dos sistemas de climatização e ventilação, com recuperador de calor, refletindo-se em elevados níveis de eficiência energética.

A pré-fabricação do sistema construtivo CircularBuild permite a otimização da mão de obra, promovendo simultaneamente a monitorização, a qualidade e a segurança na execução dos trabalhos, em ambiente industrial e em obra, minimizando erros ou alterações, reduzindo o impacto logístico do transporte de matérias-primas e de trabalhos no local da obra.

Deste modo, o sistema construtivo CircularBuild afirma-se como a resposta às novas premissas do setor da construção, atual e do futuro emergente, colmatando às dificuldades da construção, respondendo ao novo paradigma da construção, rápida, eficiente e amiga do ambiente, e reforçando o bem-estar e o conforto dos seus utilizadores.

Validação, Certificação e Homologação

Atualmente, o sistema construtivo CircularBuild encontra-se em fase de validação, certificação e homologação, ao abrigo da atividade “A3-Ensaios de Validação Funcional-Âmbito Laboratorial”, constituída através do desenvolvimento atual de 5 tarefas: “T3.1-Estudo da durabilidade da Placa de Revestimento do Painel”; “T3.2-Caracterização do Painel e das Ligações; “T3.3-Desempenho Mecânico e Funcional; “T3.4-Desempenho acústico, Térmico e Sísmico” e a tarefa “T3.5-Comportamento ao Fogo”, visando a identificação de pontos favoráveis à melhoria da solução, com a abrangência multidisciplinar no âmbito regulamentar da construção de acordo com a normalização internacional EN ISO, ao qual a solução construtiva e os elementos constituintes deverão respeitar.

Para o desenvolvimento da atividade A3, a solução construtiva CircularBuild é submetida, junto do LNEC, à execução de ensaios de durabilidade, resistência mecânica e funcional, desempenho acústico, comportamento térmico, sísmico e de reação ao fogo, que, em consonância com os ensaios de resistência ao fogo junto do RISE, permitem a aferição do comportamento ao fogo da solução construtiva.

Acompanhe todas as novidades do projeto em: https://www.circularbuild.com.pt/

Os EEA Grants

O desenvolvimento do projeto CircularBuild encontra-se ao abrigo do Programa Ambiente do Mecanismo Financeiro EEA Grants, suportado pelos países doadores: Islândia, Liechtenstein e Noruega. Através do Acordo do Espaço Económico Europeu (EEE), celebrado em 1992, na cidade do Porto, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.

Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants. Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.

Para o período de 2014 – 2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros, distribuída por 15 países beneficiários, dos quais Portugal beneficiará de uma verba total de 102,7 milhões de euros. Conheça mais em https://www.eeagrants.gov.pt/pt/

 

As opiniões expressas são da responsabilidade dos autores e não reflectem necessariamente as ideias da revista Smart Cities.

ESTE ARTIGO CONTA COM O APOIO DA CONCEXEC-Arquitetura, Lda