CONTEÚDO DA RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO | Publicado no Anuário Smart Cities 2023
O desafio de continuar a agir para ser construtivo e saudável
O município de Azambuja pretende contribuir para um concelho que atraia cidadãos e empresas que queiram vivenciar e participar nesta nossa cultura, tendo como foco o desenvolvimento sustentável nas vertentes ambiental, social e económica.
O desafio da sustentabilidade marcará o futuro e, nesse propósito, o empenho do município de Azambuja para a qualificação ambiental do seu território pretende destacar a riqueza do mesmo e contribuir para o seu valor acrescentado, por forma a ser utilizado em enriquecimento da sensibilidade ambiental e territorial. Foi vista como uma oportunidade única ao aproveitar os crescentes desafios em matéria de ambiente e alterações climáticas, alicerçados por um conjunto de planos estratégicos a par da promoção de várias iniciativas com o objetivo de incentivar um desenvolvimento sustentável no município, com relevância no âmbito do alcance da neutralidade carbónica e dos seus cobenefícios, através da ligação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, das Nações Unidas.
Destaque para o projeto Limpeza e Valorização da Vala Real junto ao Palácio, que incluiu a reabilitação e valorização ecológica na área localizada no troço final da Vala Real, afluente da margem direita do rio Tejo, numa extensão aproximada de 3,25 km. O objeto deste projeto assumiu uma elevada prioridade na intervenção sobre os recursos hídricos, designadamente, o corte e a remoção de material vegetal arbóreo e arbustivo, a contenção de vegetação exótica/infestante, a limpeza e remoção de resíduos sólidos, a estabilização das margens com recurso a técnicas de engenharia natural, a reposição/reabilitação da galeria ripícola (E. Rio, abril 2020).
Através destas ações, pretendeu-se “favorecer a fruição do espaço ribeirinho pela população, nomeadamente junto ao Palácio das Obras Novas (vulgo “Palácio da Rainha”), com a valorização paisagística e da biodiversidade do meio hídrico com o aumento da promoção da conectividade homem-rio, tornando este espaço como um local de convívio e partilha de vivências antigas, fomentando uma zona de interesse pedagógico” (E. Rio, abril 2020).
Esta intervenção foi financiada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), através do Fundo Ambiental, concretizando um protocolo de colaboração estabelecido entre a APA e o município de Azambuja.
OUTROS PROJETOS EM DESTAQUE
- Requalificação e Beneficiação da Zona Ribeirinha da Vala do Esteiro cria um espaço público de lazer, reabilitando a zona adjacente à estação ferroviária;
- Paul Natura-Conhecer para Proteger objetiva estimular o conhecimento, a proteção e a preservação deste ecossistema único e tão rico para o concelho;
- Criação do conceito de edifício Azambuja Nearly Zero Energy Building para promover edifícios sustentáveis, eficientes e demonstradores de boas práticas a nível municipal.
Silvino Lúcio
Presidente da Câmara Municipal de Azambuja
“O desafio da sustentabilidade marcará o futuro e, nesse propósito, o empenho do município de Azambuja para a qualificação ambiental do seu território pretende destacar a riqueza do mesmo e contribuir para o seu valor acrescentado, por forma a ser utilizado em enriquecimento da sensibilidade ambiental e territorial.”
Contactos
T.: 263 400 400 (chamada para a rede fixa nacional)
E.: geral@cm-azambuja.pt
MORADA
Praça do Município, 19
2050-315 Azambuja