A Câmara Municipal de Abrantes está a substituir as velhas luminárias das redes de iluminação pública do concelho por lâmpadas de tecnologia LED, com resultados de poupança de consumo elétrico muito positivos. Na vasta área geográfica do concelho, 714.73 km2, cerca de 30% das 16.000 luminárias já se encontram substituídas por sistema LED.
Antes desta intervenção, a autarquia tinha um encargo com este consumo energético na ordem dos 170 mil euros anuais e, após a mesma, regista um consumo de 104 mil euros ano, o que significa que, só com a mudança destas lâmpadas, a Câmara Municipal já realizou uma poupança efetiva de 66 mil euros.
Numa parceria com a EDP Distribuição – Energia S.A., ao longo dos últimos quatro anos (desde 2017) foram substituídas cerca de cinco mil lâmpadas luminárias de vapor de mercúrio (de maior consumo energético) por um sistema mais amigo do ambiente. Esse trabalho tem vindo a ser desenvolvido em várias freguesias do concelho, sobretudo nas áreas rurais, totalizando 4.095 lâmpadas luminárias, verificando-se um aumento de 612 relativamente à iluminação existente. Para concretização destes trabalhos, a autarquia conta com a colaboração dos executivos das Juntas de Freguesia que sinalizam as diversas necessidades, facilitando as operações de substituições, relocalizações ou colocação de novas estruturas.
O processo de renovação dos sistemas de iluminação pública no Concelho de Abrantes iniciou-se em 2014 com a substituição das luminárias por sistema LED na Avenida das Forças Armadas, na sede do Concelho, num investimento exclusivamente municipal no valor 27 mil euros, recuperados em quatro anos e meio e traduzidos numa poupança anual aproximada de 6 mil euros.
Nas intervenções de requalificação em espaço público realizadas pela autarquia, é feita a substituição de toda a rede de iluminação. São exemplo dessas intervenções as seguintes: requalificação do Largo do Cruzeiro, no Pego; sistemas de iluminação no Alto de Santo António; requalificação da Esplanada 1º de Maio; Parque Intergeracional de Vale de Rãs; Largo do Espírito Santo, em Mouriscas e o Parque de Estacionamento do Vale da Fontinha. No caso do sistema instalado neste parque, que também acolhe o mercado semanal (retalhista e grossita), as luminárias foram equipadas com sistema de telegestão permitindo diminuir o fluxo de intensidade da iluminação ao longo de um período temporário, particularmente durante a noite, o que significa também uma maior poupança.
Foram igualmente feitas outras substituições de lâmpadas tradicionais por LED em equipamentos municipais, como nas instalações do Complexo Municipal de Piscinas da cidade de Abrantes (com sistema de telegestão para redução do fluxo em função da atividade a desenvolver), na Piscina Municipal e no Pavilhão Desportivo da Vila do Tramagal, projetos que obtiveram comparticipação financeira por via do projeto global de promoção da eficiência energética e das energias renováveis que está a ser desenvolvido em conjunto com a Médio Tejo 21 – Agência Regional de Energia e Ambiente do Médio Tejo e Pinhal Interior Sul -, e engloba a substituição de luminárias, a instalação de baterias de condensadores e de variadores de velocidade, e a substituição das óticas dos semáforos por óticas de LED.
Para o Vereador João Gomes, responsável por este projeto, “estas apostas são o futuro, na senda da tomada de opções mais sustentáveis, de forma a minimizar os efeitos das alterações climáticas”, reforçando ainda que esta poupança “vai permitir dotar o município de capacidade financeira para responder a outras necessidades concelhias”.
Em carteira, encontram-se outros projetos para descontinuar as tradicionais luminárias de vapor de mercúrio por lâmpadas de elevada eficiência energética e mais económicas em diversos equipamentos desportivos de gestão municipal.
O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.