CONTEÚDO COMERCIAL | Perfil Premium Anuário Smart Cities 2023

alu topo

2023 traz mais desafios para a limpeza urbana 

É inevitável começar um novo ano sem fazer balanços. Nada como lembrar que em 2020 formámos a Associação Limpeza Urbana, Parceria para as Cidades mais Inteligentes e Sustentáveis; em 2021, fizemos o primeiro estudo de caracterização do setor; em 2022, conseguimos, com a Eletrão, ter uma sistematização da composição dos resíduos da limpeza urbana. Hoje, temos, pelo menos, 12 iniciativas de promoção das atividades de limpeza urbana (de acordo com as versões preliminares) nos regulamentos nacionais. Tudo isto é sinal de que o nosso curto tempo de vida foi produtivo e útil para o país. 

2023 vai ser um ano que soma desafios. Àqueles que afetam todas as áreas de atividade económica e a vida das pessoas, acrescentamos reptos que necessitam da participação de todos. Porque, independentemente das condições mais ou menos adversas, sabemos que não podemos parar sob pena de deixarmos para trás trabalho que é necessário, que tem impacto na felicidade das pessoas e no quotidiano das cidades. 

É por isso que já em janeiro apresentamos o Prémio Cidades +, um concurso nacional que visa reconhecer o bom trabalho de autarquias, empresas, ONGs e sociedade civil em geral nos vários campos da Limpeza Urbana. O Prémio Cidade + é repartido por várias categorias que vão da intervenção no espaço público, às campanhas de comunicação, aos equipamentos inovadores e até às peças jornalísticas. O que pretendemos? Aumentar a notoriedade destes temas e reforçar a importância dos aspetos da Limpeza Urbana para a competitividade dos territórios e para qualidade de vida de quem neles habita. 

O 5.º Encontro Nacional de Limpeza Urbana será o palco da entrega destes prémios. Cascais vai receber este grande evento, em outubro, que contará com uma zona de exposições de mais de 10 mil metros quadrados onde as empresas privadas poderão fazer a demonstração das inovações tecnológicas e dos seus equipamentos de ponta. Em simultâneo, nos 3 dias de conferências, traremos para cima da mesa grandes temas da Limpeza Urbana. Como sempre, os interlocutores serão portugueses e estrangeiros num equilíbrio que nos permite misturar visões, fazer pontes e descobrir oportunidades nas interceções. 

Em 2023 acaba o prazo para a implementação da legislação emanada da UE sobre a Responsabilidade Alargada do Produtor no que diz respeito aos Plásticos de Uso Único e aos resíduos de produtos do tabaco (filtros, embalagens, etc). Estes materiais são dos mais recorrentes do lixo no chão, com impacto financeiro nas operações de limpeza urbana e consequências trágicas para o ambiente (em particular, o marinho). É preciso criar entidades gestoras e o seu modelo de comparticipação para os custos das autarquias na gestão destes resíduos.

Neste tema, como noutros, a ALU está disponível para apresentar soluções baseadas no nosso conhecimento capilar do território nacional. Com 52 entidades associadas de todo o país, temos condições para avançar com um modelo que possa responder às necessidades do terreno.  

alu logo

A entidade

A associação tem um figurino inédito, ao agregar entidades públicas (municípios) e empresas privadas, numa lógica de aproximar os atores da procura e da oferta, fomentando o debate das melhores soluções ajustadas às realidades de cada um dos territórios. 

CATEGORIAS: ARQUITETURA E URBANISMO, AMBIENTE, RESÍDUOS, INOVAÇÃO SOCIAL, EMPREENDEDORISMO, ECONOMIA CIRCULAR  

luís capão

Luís Almeida Capão

Presidente da Direção 

Contactos

T.:   910 460 777 (chamada para a rede móvel nacional)  

E.:  geral@associacaolimpezaurbana.org  

W.: www.associacaolimpezaurbana.org 

MORADA: 

Estrada de Manique, n.º 1830,  

2645-550 Alcabideche – Cascais 

SMART CITIES NETWORK

Para fazer parte da comunidade SMART CITIES NETWORK e participar na próxima edição do ANUÁRIO SMART CITIES, envie um e-mail para smartcities@medialine.pt