CONTEÚDO DA RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO | Publicado no Anuário Smart Cities 2023


Distribuição de 2900 contentores pelos utilizadores
A câmara municipal de Oliveira de Azeméis está a iniciar o projeto de recolha de biorresíduos porta-a-porta ajustando-se à transição do atual modelo de tratamento de resíduos recolhidos de forma indiferenciada para o modelo de recolha seletiva.
Os desafios da economia circular, a obrigação da recolha seletiva de biorresíduos até ao final de 2023 ou a proibição de deposição em aterro de resíduos recicláveis a partir de 2030 são apenas três dos fundamentos para a transição do atual modelo de tratamento de resíduos orgânicos recolhidos de forma indiferenciada para um modelo assente na recolha seletiva.
Desta forma, Oliveira de Azeméis está a iniciar o projeto de recolha seletiva de biorresíduos através de duas componentes: recolha porta-a-porta de biorresíduos alimentares numa determinada área do concelho e recolha de proximidade dos biorresíduos verdes em todo o concelho.

A recolha de biorresíduos da fração alimentar far-se-á nas habitações unifamiliares das freguesias de Oliveira de Azeméis, Macieira de Sarnes, Nogueira do Cravo e no centro da freguesia de Cesar e na área de Fajões, adjacente à freguesia de Cesar. Optou-se pela distribuição de contentores às habitações unifamiliares, ao setor da restauração e a outras entidades cuja produção diária não exceda os 1 100 litros. Serão entregues 2 900 contentores.
A recolha far-se-á porta-a-porta, em circuito dedicado à fração alimentar dos biorresíduos, reduzindo-se a deslocação dos munícipes para a deposição.Uma outra vantagem da recolha porta-a-porta, associada à instalação de software, é que facilmente se identifica quem está a aderir e quem está a depositar contaminantes nos biorresíduos.
Será feita a monitorização dos baldeamentos de cada contentor, o registo da quantidade e qualidade dos biorresíduos por amostragem de contentores, o acompanhamento das adesões e a captação de novos utilizadores.
Quanto aos biorresíduos verdes, está prevista a instalação de contentores de proximidade de 800 litros na totalidade do concelho e a disponibilização de bigbags às Juntas de Freguesias.
OUTROS PROJETOS EM DESTAQUE
- Pão de Ul: Uma profissão com história promove uma profissão ancestral relacionada com os cursos e linhas de água, com os moleiros e com os moinhos de água existentes no concelho;
- mob.te+ levou a câmara a oferecer 500 bicicletas a alunos do terceiro ciclo de cinco agrupamentos de escolas do concelho para incentivar
a mobilidade suave; - Azeméis Empreende + é um programa que apoia o empreendedorismo jovem, tendo aprovado dois projetosde investimento no valor de 46 mil euros.
Joaquim Jorge Ferreira
Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
“Além de diminuir a deposição de resíduos em aterro, este projeto permitirá diminuir a quantidade de sobras desperdiçadas dando-lhes uma nova vida, nomeadamente a sua valorização ambiental para utilização na agricultura.”
Contactos
T.: 256 600 600* (chamada para a rede fixa nacional)
E.: geral@cm-oaz.pt
W.: www.cm-oaz.pt
MORADA
Largo da República
3720-240 Oliveira de Azeméis