CONTEÚDO DA RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO | Publicado no Anuário Smart Cities 2023

abrantes topo 1
abrantes topo 2

Construindo as cidades de amanhã

As smart cities, ou cidade inteligentes, são ambientes que utilizam a tecnologia da informação e comunicação em favor dos cidadãos, colocando em prática a eficiência urbana.

As cidades sustentáveis, conectadas e otimizadas graças à aplicação da tecnologia e do big data (smart cities), gerem o funcionamento da mobilidade, dos recursos energéticos ou hídricos e inúmeros âmbitos relacionados com a comunicação, a cidadania ou o tecido comercial, entre outros. Em síntese, uma cidade inteligente deve ser capaz de contribuir para o desenvolvimento sustentável e de organizar os espaços urbanos com soluções inovadoras para o seu alinhamento em relação às necessidades dos seus habitantes.

Falar em smart cities significa refletir sobre a sustentabilidade em todas as suas vertentes, porque este modelo tem impacto em áreas como a mobilidade ou o transporte, a segurança, a governança ou a projeção internacional. Mas também se relaciona diretamente com os âmbitos da saúde, da antropologia ou da sociologia, pois a tecnologia, que é uma variável imprescindível da equação, é o meio para resolver um problema, o caminho para as mudanças de hábitos que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Uma smart city, para nós, é a gestão integral e completa da cidade. E a capacidade de integração é conseguida com plataformas de gestão de sistemas inteligentes. Uma inteligência global, que é diferente da chamada inteligência vertical, que mais não é do que soluções que permitem ter dados apenas um dispositivo. É o caso dos sensores dos caixotes de lixo ou dos sensores para se saber se os locais de estacionamento estão ocupados ou não.

Para as tomadas de decisão, existe a necessidade de quantificar o problema! Desta forma, surge a necessidade de colocar sensores em áreas especificas para recolher dados de forma a justificar as tomadas de decisão, a esclarecer sobre o porquê de se reparar primeiro uma estrada em vez de outra, de não se executar uma intervenção a determinada hora ou de se fechar uma estrada.

OUTROS PROJETOS EM DESTAQUE

  •  SmartciTY: Lagoa tem como missão promover o desenvolvimento e a produção de soluções urbanas inovadoras, de forma integrada, Com vista à estruturação da oferta e a sua valorização nos mercados nacionais e internacionais. Pretende ainda potenciar a participação das empresas da região no mercado das cidades inteligentes e afirmar a imagem do município de Lagoa como um espaço de conceção, produção e experimentação de produtos e serviços para as cidades inteligentes.

Luís Encarnação

Presidente da Câmara Municipal de Lagoa

“Estamos a transformar Lagoa num espaço de conceção, produção e experimentação de produtos e serviços para as cidades inteligentes, equipando-o com dispositivos inteligentes e tornando-o num laboratório vivo para as cidades do futuro e numa infraestrutura de recolha de dados inovadores.”

Contactos

T.:   282 380 400* (chamada para a rede fixa nacional)

E.:  geral@cm-lagoa.pt

W.: www.cm-lagoa.pt

MORADA

Edifício Paços do Concelho

Praça do Município

8401-851 Lagoa

SMART CITIES NETWORK

Para fazer parte da comunidade SMART CITIES NETWORK e participar na próxima edição do ANUÁRIO SMART CITIES, envie um e-mail para smartcities@medialine.pt