CONTEÚDO DA RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO | Publicado no Anuário Smart Cities 2023

abrantes topo 1
abrantes topo 2

Sensorização dará novas pistas sobre o território

Estarreja, um município de média dimensão com os seus 108 km de área e 26.224 habitantes, tem dado o seu contributo para servir objetivos de interesse nacional: melhorar a sustentabilidade energética e reduzir a dependência externa do abastecimento de energia.

Estarreja subscreveu, em 2014, o Pacto de Autarcas para o Clima e Energia para tornar o seu território descarbonizado, adaptado e resiliente. Com a implementação do Plano de Ação para a Energia Sustentável, foi possível melhorar os níveis de eficiência no consumo de energia e do aumento da penetração de renováveis.

Neste município ECO XXI, em que todas as escolas são Eco-Escolas, houve a preocupação de calcular a pegada ecológica e a biocapacidade do município e de criar o Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, que prevê um conjunto de projetos que contribuem para a criação e dinamização de soluções locais de baixo carbono e de economia circular, envolvendo os cidadãos.

Foram dados, entretanto, os primeiros passos no conceito de cidade inteligente. A aplicação Sentir Estarreja “é um sinal claro da aposta município numa estratégia de inovação e de transformação do território para o conceito de smart city, tendo presente o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas. Olhamos para este projeto como um processo de transformação que tem sempre o foco nas pessoas, na sua qualidade de vida e no seu bem-estar”, explica o presidente da câmara de Estarreja, Diamantino Sabina.

Para além da interatividade que proporciona ao utilizador, esta plataforma constituirá uma oportunidade para que os decisores possam ficar a “conhecer melhor o seu território”. É o lado da inteligência urbana a funcionar e será o futuro desta ferramenta, promovendo-se uma cultura de utilização de dados para suporte das decisões. “À medida que vamos sensorizando os equipamentos, os edifícios, as indústrias, a natureza, a biodiversidade, vamos obtendo mais dados”. A sua interpretação dará pistas para futuras decisões sobre serviços a melhorar ou novos serviços a criar para a cidade.

Nesta fase, a app disponibiliza roteiros dedicados ao circuito de arte urbana ESTAU e ao projeto ambiental BioRia.

OUTROS PROJETOS EM DESTAQUE

  • O BioRia virou o concelho de Estarreja para a Ria de Aveiro. Este é um projeto de educação e
    sensibilização ambiental que dá a conhecer para valorizar o território, em especial o Baixo Vouga Lagunar, onde ainda hoje se cultiva arroz e que é habitado por centenas de espécies. Em Abril de 2023 realizou-se a 6.ª edição da ObservaRia – Estarreja Birdwatching Fair, que reúne um programa com atividades em torno da observação de aves, turismo de natureza, fotografia, comunicação de ciência, sensibilização e educação ambiental.

Diamantino Sabina

Presidente da Câmara Municipal de Estarreja

“Olhamos para este projeto Sentir Estarreja como um processo de transformação que tem sempre o foco nas pessoas, na sua qualidade de vida e no seu bem-estar. A tecnologia é apenas o meio para esse fim.”

Contactos

T.:   234 840 600 (chamada para a rede fixa nacional)

E.:  geral@cm-estarreja.pt

W.: www.cm-estarreja.pt

MORADA

Praça Francisco Barbosa

3864-001 Estarreja

SMART CITIES NETWORK

Para fazer parte da comunidade SMART CITIES NETWORK e participar na próxima edição do ANUÁRIO SMART CITIES, envie um e-mail para smartcities@medialine.pt