Para ajudar os portugueses a retomarem, em segurança, as suas rotinas neste período de desconfinamento, a empresa portuguesa de software de gestão de infra-estruturas Infraspeak criou uma plataforma que atribui selos de classificação às rotinas de limpeza e segurança adoptadas pelos estabelecimentos abertos ao público. Chama-se Place Checkup e, para além de classificar as rotinas de higienização dos espaços, permite ainda que os utilizadores reportem incumprimentos.

De acordo com o número de rotinas de limpeza anunciadas por cada estabelecimento, a Place Checkup, apresentada no passado dia 15, atribui selos em três categorias: A, B e C. As rotinas, classificadas tendo por base as recomendações oficiais da Organização Mundial de Saúde (OMS), vão determinar a atribuição das diferentes categorias de selos, que terão a validade de duas semanas, período após o qual é necessário proceder à sua renovação. O objectivo, refere a Infraspeak, é “dar visibilidade às rotinas de limpeza e segurança implementadas pelos estabelecimentos”, já que a confiança na implementação destes procedimentos “faz parte dos critérios de selecção dos utilizadores dos espaços”.

A desinfecção de materiais e equipamentos após o seu uso, o arejamento dos estabelecimentos ou a disponibilização de loção desinfectante são algumas das 30 medidas de prevenção avaliadas pela plataforma desenvolvida pela Infraspeak, em parceria com o movimento Tech4COVID19. Os estabelecimentos que cumprirem com, pelo menos, 21 das medidas, ostentam o selo A, enquanto àqueles que assegurarem o cumprimento de entre 11 a 20 medidas será atribuído o selo B. Os restantes estabelecimentos, assegurando o cumprimento de até dez medidas, recebem o selo C.

O registo dos estabelecimentos na plataforma, assim como a indicação dos procedimentos que os mesmos seguem, fica a cargo dos próprios. A fiscalização do cumprimento das medidas está, contudo, sujeita a avaliação dos clientes, que podem reportar à plataforma eventuais violações das rotinas de limpeza e segurança.

A plataforma encontra-se disponível em português, inglês e espanhol, tendo já sido atribuídos “mais de 350 selos a estabelecimentos de dez países”, refere a Infraspeak em comunicado de imprensa. Segundo a empresa portuguesa, a Nova School of Business and Economics, em Lisboa, é um dos estabelecimentos a ostentar o selo.