Presidentes de câmara de Norte a Sul do país participam no ZOOM Smart Cities, que decorre nos dias 18 e 19 de Maio na Universidade Nova em Lisboa. Uma conferência que quebra barreiras partidárias e que reúne, num mesmo palco, decisores políticos, empresários, investigadores, estrategas, pensadores, comunicadores e criativos. O ZOOM Smart Cities conta com mais de 40 oradores e cerca de 400 congressistas.

O que tem em comum cidades como Bragança e Lisboa? Aparentemente, falamos de realidades opostas, uma cidade do interior que tem sofrido de forma grave e acentuada problemas de despovoamento, distante dos grandes centros de decisão, e uma capital, com enorme concentração populacional, onde tudo se decide.

Em comum, estas duas cidades com realidades tão dispares têm a vontade de implementar uma gestão inteligente, de desenhar um futuro sustentável, de criar novas oportunidades, de promover uma dinâmica económica forte, de garantir a sustentabilidade, de responder às necessidades e aos anseios dos cidadãos, de conseguir construir um espaço territorial e humano mais solidário e feliz. A Bragança e a Lisboa podemos juntar muitas outras cidades, como Abrantes, Loulé, Cascais, Viseu ou Vila Nova de Gaia. Todas elas vão mostrar no Zoom Smart Cities o que estão a fazer para responder ao desafio da criação da Cidade Inteligente.

E às cidades juntam-se as empresas, que, para além do seu propósito económico, têm fortes preocupações na sua responsabilidade social de contribuir para o aumento da competitividade do país, de criar serviços, ferramentas e soluções cuja implementação seja geradora de riqueza para as comunidades, que sirvam para a melhoria da qualidade de vida das populações.

Juntam-se também os investigadores. São eles que estudam e nos esclarecem sobre os problemas que existem e que nos apontam caminhos para os resolver de forma eficaz.

Juntam-se os comunicadores e os criativos, que nos mantêm actualizados sobre o que acontece, que dão vida, cor, entusiasmo e alegria às cidades.

São mais de 40 oradores neste Congresso internacional, especialistas e leigos que querem partilhar os seus conhecimentos mas também as suas emoções.

São perto de 400 os conferencistas, vindos de Norte a Sul do país, do interior e do litoral, que se juntam em Lisboa para ouvir e aprender mas também para deixar a sua opinião, para partilhar a sua percepção do que é uma cidade inteligente.

O ZOOM ainda não aconteceu e já é um caso de sucesso. É um evento que marca a diferença pela qualidade e pela diversidade e que está a conseguir quebrar barreiras territoriais e políticas.

No ZOOM Smart Cities, vai falar-se de cidades e da sua governação, de estratégias, de sustentabilidade, de mobilidade, de participação cidadã, de arte e cultura, de comunicação; vai falar-se de pessoas, porque são elas que estão no centro de qualquer decisão, são elas o princípio e o fim de qualquer estratégia inteligente.