ARTIGO DESENVOLVIDO POR MUNICÍPIO DE LAGOA (ALGARVE)

Comunicação de milhares de dados a longas distâncias e com baixos custos são algumas das vantagens de uma rede LoRa. No Algarve, Lagoa está a usar esta tecnologia para promover a coesão territorial e dar forma à Internet das Coisas, num município mais inteligente e, ao mesmo tempo, humano.

O município de Lagoa (Algarve) concluiu a implementação da rede sem fios com cobertura de todo o concelho para uso de entidades públicas, sendo possível a sua disponibilidade a entidades privadas ou à população em geral (conectividade de dispositivos domésticos) num futuro próximo. Esta rede opera nas frequências de 868 MHz através da tecnologia LoRa (Long Range), a qual permite a comunicação de dados a longas distâncias numa largura de banda baixa (LPWAN), sendo uma tecnologia com custos relativamente baixos.

No seguimento do projeto: Smartcity Lagoa, a rede LoRa municipal vem consolidar a coesão territorial, uma vez que abrange todo o concelho e aposta na componente tecnológica integrando-se no trabalho que esta autarquia vem desenvolvendo para tornar Lagoa mais smart ao nível do território científico, tecnológico, inteligente e humano.

À semelhança de outros municípios europeus com redes LoRa instaladas, pretende-se seguir os mesmos passos e ligar diferentes equipamentos e sensores, disponibilizando essa conectividade a outras entidades, como forma de fomentar a automação ou a partilha de dados estatísticos que ajudam à gestão do espaço urbano. Esta rede poderá ligar muitos milhares de sensores não se prevendo esgotar essa capacidade nos próximos cinco anos.

As soluções IoT (Internet das Coisas) para as cidades são uma base tecnológica fundamental no contexto da transformação digital das cidades e da evolução das smart cities. Esta infraestrutura permite gerir, monitorizar em tempo real e atual de forma dinâmica, em todos os dispositivos e serviços verticais constituintes de uma cidade inteligente.

Toda a informação gerada e recolhida em tempo real pelos sensores é canalizada de forma segura, através da rede LoRa, até à Sala de Operações da Smartcity Lagoa, onde técnicos qualificados através de diferentes aplicações gerem os diferentes sistemas do concelho.

Os diferentes componentes desta infraestrutura recolhem os dados através da sensorização do concelho sendo apresentados de forma normalizada e correlacionada, permitindo aos decisores uma resposta mais rápida e melhor informada melhorando a otimização dos recursos, passando eles também a ser geridos mais eficientemente, concluindo-se numa melhoria na qualidade dos serviços prestados aos munícipes.

O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.