A cidade de Braga apresenta boas condições topográficas e distribuição espacial de atratores e distribuidores de mobilidade que podem ser um incentivo à promoção da caminhabilidade.

O modelo urbano centrípeto coaduna-se com o conceito da cidade dos 15 minutos. De facto, neste perímetro reside mais de 60% da população e localizam-se diversos equipamentos escolares, culturais e administrativos relevantes, o que comprova que a cidade de Braga reúne todas as condições necessárias para garantir a promoção da mobilidade pedonal, numa lógica de cidade de 15 minutos.

O centro da cidade, que engloba toda a zona medieval e a sua envolvente do século XVI, integra uma importante área pedonal, potencialmente a maior do país, com cerca de 150 000 m2.

No contexto da ação política global, no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável para a Cidade de Braga (PMUSCB), definiram-se como objetivos estratégicos fundamentais a cidade caminhável, a cidade ciclável, a promoção dos transportes públicos, a otimização do sistema viário e o equilíbrio das ações de logística urbana.

Conscientes de que 18% dos habitantes tem mais de 65 anos (INE 2021)  e em resposta aos desafios que se prendem com a implementação das políticas de acessibilidade para todos, foram desenvolvidos inúmeros projetos de onde se destacam o “Áreas+” e o “Eu Já Passo Aqui”.

O projeto “Áreas +”, lançado em 2019, foi implementado em quatro bairros da cidade, dotando-o de percursos pedonais 100% acessíveis. A proposta pretendia realizar um levantamento das barreiras arquitetónicas inibidoras da acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida, na qual se incluem os idosos. O objetivo seria resolver esses problemas no sentido da humanização do espaço público, da acessibilidade para todos e da prioridade ao peão. A promoção dos modos sustentáveis, a correta gestão do estacionamento, as condições da circulação viária e da segurança, destacaram-se como objetivos fundamentais no contributo à redução dos níveis de gases de efeito de estufa e da diminuição da poluição sonora.

A implementação do projeto “Área +” permitiu já um aumento dos fluxos pedonais na ordem dos 20% a 40%, com claras melhorias ao nível do comércio local. Cumprindo um dos objetivos do projeto, o de ser uma intervenção catalisadora para a mudança de paradigma da promoção da mobilidade sustentável, neste momento encontra-se em desenvolvimento a 2ª fase do projeto, a pedido das associações de moradores.

O projeto “Eu Já Passo Aqui!”, lançado em 2016, surgiu a partir de uma proposta no âmbito do Orçamento Participativo denominada “Eu Não Passo Aqui!”. Esta proposta apelava à eliminação de barreiras arquitetónicas de forma a assegurar um espaço pedonal mais livre, confortável e inclusivo, ou seja, um espaço livre de limitações, preparado para ser percorrido por pessoas de mobilidade reduzida. O Município de Braga, empenhado em dar uma resposta positiva a esta necessidade, e com a premissa de a médio prazo alcançar o objetivo de ter uma cidade 100% acessível, encetou um processo com vista à atuação extensiva dos percursos pedonais, de acordo com os preceitos essenciais da mobilidade inclusiva e segundo uma lógica de acupuntura urbana. Neste âmbito foram intervencionadas várias ruas, em pontos estratégicos da cidade e na sua ligação ao centro histórico, eliminando-se barreiras arquitetónicas, travessias desniveladas e obstáculos, proporcionando elementos optimizadores da mobilidade inclusiva, como seja pavimentação podotáctil, sinalização sonora e iluminação eficiente nos cruzamentos.

Neste contexto é particularmente relevante a obra da Avenida da Liberdade, o mais importante eixo norte-sul do centro da cidade, da qual irá resultar num aumento de cerca de 500 m2 de área acessível dedicada aos peões, numa intervenção total de 30 km2.

Numa lógica complementar com a intervenção física, o município de Braga tem vindo a desenvolver várias ações de sensibilização e capacitação à sociedade em geral, em torno da promoção da acessibilidade e da mobilidade urbana sustentável. Estas ações têm sido implementadas durante todo o ano, com especial enfoque durante a Semana Europeia da Mobilidade. No ano de 2022, a intensidade e diversidade de ações desenvolvidas durante essa semana, conduziu à eleição de Braga como vencedora da edição desse ano no Prémio da Semana Europeia da Mobilidade. Na edição de 2023 o workshop “Cidade dos 15 minutos” destaca-se como um bom exemplo das iniciativas desenvolvidas neste âmbito. Neste workshop foram propostos 4 percursos, com partida do centro da cidade em direção aos 4 quadrantes, que foram percorridos por pessoas de mobilidade reduzida (ACAPO, APD, crianças e idosos).  Durante 15 minutos cada grupo percorreu o trajeto a pé, registando num mapa o local alcançado no final desse tempo. No regresso foi efetuado um levantamento das barreiras arquitetónicas e foram identificados os problemas à acessibilidade universal com vista à sua futura correção.

Por fim, destaca-se o papel do Laboratório de Inovação Urbana (LIU), enquadrado no Pelouro da Mobilidade, que tem trabalhado ativamente na monitorização e diagnóstico contínuos das medidas implementadas, particularmente no que se refere aos grupos mais vulneráveis, onde se incluem os idosos. Em estreita ligação com os estabelecimentos de ensino, nomeadamente com as universidades, os investigadores do LIU realizam diagnósticos, recolha de dados e consulta à população, com vista à sistematização de dados pertinentes de apoio à decisão: O LIU integra, igualmente, candidaturas europeias em parceria com universidades e investigadores internacionais que estão a desenvolver investigações -ação aplicadas ao Living Lab de Braga.

As opiniões expressas são da responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente as ideias da revista Smart Cities..