Mobilidade inteligente – Economia forte
Para aceder a Braga, há uma boa rede viária e ferroviária. A Linha de Alta Velocidade Ferroviária, passará por Braga em direção à Galiza, em canal já reservado. As redes de autocarros ligam-na às várias cidades e povoações na sua área de influência.
A proximidade ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro e ao Porto de Leixões participam na competitividade da cidade.
Com vista a melhorar a qualidade de vida e imagem da cidade, foram estabelecidos os seguintes objetivos para 2025:
- Redução em 25% do número de carros na cidade;
- Duplicação do número de Passageiros Transportados pelos Transportes Urbanos de Braga para 20 Milhões;
- 18 000 utilizadores regulares de bicicleta.
Para atingir estes objetivos, que estão alinhados com as metas da União Europeia e da United Nations Climate Change Conference, Paris, 2015, será tornado efetivo um conjunto de iniciativas, com um investimento de 135 milhões de euros.
BRT – Anel da Mobilidade
O Anel da Mobilidade, com 15 km na zona mais densa e plana da cidade servirá 100 000 pessoas, utilizando o BRT – Bus Rapid Transit.
Interfaces Físicos
Nos extremos do Anel da Mobilidade, serão construídos interfaces na periferia da cidade para convidar os automobilistas a optarem pelo Transporte Coletivo.
Bicicletas
Braga planeou 76 km de vias cicláveis e um sistema de “Bike Sharing” com mil bicicletas e 1 500 Dock Stations, distribuídas por 75 parques.
Transporte Flexível
O Porta-a-Porta reduzirá custos e melhorará o serviço em zonas menos densas da cidade ou em horários de menor procura.
Semaforização Inteligente
A semaforização inteligente da cidade dará prioridade às pessoas, criando ondas verdes para os ciclistas e prioridade aos Transportes Coletivos.
Interfaces Funcionais
A cidade será dotada de bilhética “user friendly” e escalável e aos clientes será disponibilizado serviço de internet Wi-Fi e carregamento de dispositivos móveis.
As TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação permitirão medir a mobilidade de uma forma inteligente, minimizando o consumo energético e melhorando o conforto de quem se desloca na cidade.
PMO – Parque de Material e Oficinas
Será construído um novo PMO, para o qual já foram adquiridos terrenos.
Este Plano de Mobilidade está a ser discutido com a Sociedade Civil e os decisores políticos desde 2012.