A start-up tecnológica Bitcliq vai estar, no próximo mês de Maio, na conferência internacional Zoom Smart Cities. Com vários projectos na área da inteligência urbana, a empresa das Caldas da Rainha explica como tem ajudado a reforçar a ligação entre os municípios, a população e as restantes “forças vivas” das cidades.
O que é, para a Bitcliq, uma cidade inteligente?
Para a Bitcliq, uma cidade inteligente é a que sabe tirar partido das novas tecnologias de informação e comunicação para, em conjunto com todos os stakeholders, realizar uma gestão mais eficaz e eficiente dos seus recursos, assim como proporcionar às pessoas que vivem e visitam a cidade uma melhor experiência e qualidade de vida.
Qual o vosso posicionamento neste mercado?
A Bitcliq é uma start-up tecnológica que, na área das cidades inteligentes, desenvolve soluções inovadoras para a gestão de informação nas vertentes do turismo e da mobilidade urbana.
De que forma as vossas soluções ajudam as cidades a serem mais inteligentes?
Ajudamos as cidades a serem mais inteligentes através de soluções tecnológicas que valorizam: melhor experiência de utilização; maior autonomia de gestão; integração entre soluções de diversas entidades; adopção de modelos de dados abertos; aposta na inclusividade e acessibilidade de conteúdos; gestão analítica da informação.
Que projectos estão a desenvolver nesta área?
Estamos a desenvolver o projecto Smart.City.Hub®, que consiste numa plataforma de integração de diversos meios digitais para a comunicação entre o município e as diversas forças vivas da cidade e a população em geral. Este projecto materializa-se numa plataforma de gestão de conteúdos que visam a divulgação e promoção de todo o património de uma região e o apresentam aos residentes e visitantes através de diversos meios digitais, tais como uma aplicação mobile, ecrãs informativos nos transportes urbanos locais, rede de mupis/montras digitais interactivos, entre outros. Esta solução pretende ser inclusiva e universal, com conteúdos adaptados para todos os públicos-alvo. Temos ainda, neste contexto, a extensão desta plataforma para empresas de transportes com a sua ligação nos terminais rodoviários, oferecendo, além da informação sobre os horários dos transportes, a promoção dos eventos e pontos de interesse turístico, de uma forma integrada e sempre actualizada. Temos ainda uma plataforma, denominada Pinfixed®, muito interessante na vertente da gestão operacional inteligente dos espaços públicos e/ou privados, nos quais é possível reportar ocorrências georreferenciadas através dos smartphones, permitindo uma rápida intervenção por parte das entidades responsáveis, oferecendo-lhes uma ferramenta cloud para a gestão operacional em tempo real.
A Bitcliq tem presença marcada no ZOOM Smart Cities 2016. O que podemos esperar da vossa participação?
A Bitcliq irá apresentar os projectos supra mencionados, com destaque para o City Guide Caldas da Rainha, no âmbito do projeto Smart.City.Hub®, desenvolvido em estreita cooperação com o município de Caldas da Rainha, e o Talking Heritage, que temos vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos com o nosso cliente e parceiro Parques de Sintra Monte da Lua, o qual já é uma referência em Portugal no contexto das boas práticas das smart cities (RENER Living Lab) e que dá suporte à visita a um vasto património por onde passam actualmente mais de dois milhões de visitantes.