Um estudo revela que 50% dos percursos realizados diariamente pelos cidadãos são de menos de  três quilómetros, porém, são maioritariamente realizados de carro. Porquê? É uma distância perfeitamente realizável de bicicleta. O que nos falta para que isso aconteça? Infraestruturas, é certo. Combate de mitos e constrangimentos, também. Portanto, não basta entregar uma bicicleta a alguém e dizer-lhe que, a partir daquele momento, passe a usá-la, como nunca fez, como meio de transporte. É necessário mostrar-lhe todos os benefícios que isso irá oferecer, nomeadamente sociais, de saúde, económicos e ambientais.

Atualmente, crianças com mais de dez anos deixam de poder pedalar nos passeios e passam a pedalar na estrada, juntamente com os automóveis. Desta forma, torna-se imperativo educar os jovens para a utilização da bicicleta, ensinando-lhes os sinais e as regras de trânsito para que pedalem de forma segura e responsável. É imprescindível preparar os jovens, não só para estes agirem de forma preventiva, como também para aprenderem como deverão atuar em caso de conflito. Neste sentido, acredito que a inclusão do tema educação para a utilização da bicicleta no currículo escolar torna-se inadiável.

Também, as noções básicas de mecânica são uma componente de aprendizagem fundamental para a segurança do ciclista, bem como a componente ergonómica, nomeadamente, saber escolher a bicicleta ideal no sentido de proporcionar ao ciclista o máximo de conforto e bem-estar, garantir a sua segurança, minimizar o esforço e otimizar o seu rendimento.

Finalmente, considero que o ciclista precisa de se sentir minimamente confiante para pedalar, ainda que, para isso seja necessário, nas suas primeiras pedaladas ter o acompanhamento de ciclistas mais experientes.

Segundo o estudo realizado pela Comissão Europeia, Direção Geral do Ambiente, Cidades de bicicletas, cidades para o futuro, 11% das medidas tomadas para o incentivo da utilização da bicicleta passa por campanhas de formação e sensibilização. Neste âmbito, Guimarães distingue-se proactivamente na implementação do projeto EducaBicla, que não só colmata as necessidades de aprendizagem como também motiva os cidadãos para os modos suaves.

Paralelamente, o EducaBicla atua na sensibilização dos automobilistas para que estes respeitem o ciclista e todos os direitos que lhe assistem quando circula na via pública. O EducaBicla é uma alavanca para a mudança de comportamentos e adoção de hábitos cada vez mais sustentáveis.