Promover um estilo de vida activo e saudável que contribua não só para combater o sedentarismo enraizado, mas também para fomentar a coesão social. É este o propósito do projecto europeu Vital Cities, do qual fazem parte dez municípios europeus. Loulé é o parceiro líder da iniciativa.
As dez cidades são, assim, desafiadas a encontrar soluções inovadoras para resolver problemas comuns em meio urbano. Aqui, o foco está apontado à exclusão social e à actividade física. A experiência de Loulé enquanto Cidade Europeia do Desporto em 2015 é um factor de especial importância, já que, para o vice-presidente da câmara municipal de Loulé, Hugo Nunes, “o conhecimento adquirido durante essa organização poderá ser uma das várias experiências a partilhar com os restantes parceiros”.
O desafio colocado é comum a todas as áreas urbanas: fazer frente ao aumento das doenças que decorrem do sedentarismo e da exclusão social, abrindo caminho para a coesão social. Mas o caminho deve ser feito com recurso a estratégias inovadoras, evitando incorrer em elevados encargos financeiros, como habitualmente acontece com a manutenção de grandes infra-estruturas desportivas municipais. Desta iniciativa deverão resultar soluções que possibilitem a prática de um estilo de vida activo a toda a população. Algumas das medidas podem passar pelo alargamento do horário de funcionamento de equipamentos desportivos, pela requalificação dos espaços em áreas residenciais e pela criação de espaços informais, ao ar livre, que possibilitem a prática de desporto sem barreiras ou limitações horárias e proporcionem um ambiente seguro, limpo e ecológico.
Em Loulé, já foram realizadas várias iniciativas abertas à população, mas o município destaca dois projectos: “Individualidades na Escola”, uma iniciativa de cariz teórico e prático que tem levado às escolas do concelho vários atletas nacionais, possibilitando o convívio destes com os alunos e promovendo o desporto, a cidadania desportiva, hábitos saudáveis e a relação da escola com o desporto; e os Centros de Marcha Corrida, locais credenciados para a prática desportiva que contam com técnicos especializados e promovem a caminhada e a corrida, para todos os cidadãos, não deixando de fora aqueles que nunca praticaram qualquer tipo de desporto. Este programa resulta de uma parceria entre o Instituto do Desporto de Portugal, a Federação Portuguesa de Atletismo e a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.
O projecto realiza-se no âmbito do programa Urbact, que acolhe e promove iniciativas de desenvolvimento urbano sustentável em cidades europeias e é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
O Vital Cities teve início em 2015 e já se encontra na sua segunda fase, decorrendo, neste momento, o processo de implementação em nove outras cidades europeias, para além do município algarvio. Burgas (Bulgária), Cracóvia (Polónia), Budapeste (Hungria), Birmingham (Inglaterra), Vestfold County (Noruega), Rieti (Itália), Usti Nad Labem (República Checa), Liepaja (Letónia) e Sibenik (Croácia). A data de fim do projecto está definida para dia 3 de Maio de 2018.