Os alunos do ensino secundário do Sustainable Living Innovators começam, hoje, a última semana de formação, no final da qual cada um dos grupos de trabalho apresentará o conceito ou serviço novo que desenvolveu em resposta ao desafio de como as tecnologias do Espaço podem ajudar a resolver os problemas da Terra.
A semana de trabalho que hoje começa abre uma nova etapa da formação dos 23 alunos, do ensino secundário e do superior. “Vamos entrar na partilha de conhecimento e desenvolvimento de competências mais hard”, explica Sónia Nunes, coordenadora da 4ª edição do Sustainable Living Innovators (SLI). “Vão ser treinados em estruturação de ideias e competências de comunicação em público. Além de uma boa ideia, é importante que seja clara, apelativa e relevante”, acrescenta.
Para sexta-feira está marcada a apresentação dos conceitos e serviços desenvolvidos pelos alunos durante a primeira parte do SLI. “Um momento de celebração para a qual serão convidados activators, docentes, investigadores e profissionais de várias áreas que partilharam conhecimento e experiência durante o SLI, escolas, familiares dos innovators e funcionários do CEiiA”, explica Sónia Nunes.
“Para nós, está muito claro que a capacitação de jovens líderes tecnológicos para a sustentabilidade é um trabalho ecossistémico, para o qual a comunidade envolvente deve ser convidada a participar”, acrescenta.
Aprendizagens e generosidade da partilha
Durante a primeira semana de formação, os 23 estudantes ouviram os ensinamentos de pessoas referência no setor do Espaço. “A generosidade e abertura com que os activators partilharam o seu conhecimento e experiência foi devolvido com imenso interesse e curiosidade por parte dos innovators que os bombardearam com questões muito pertinentes”, conta a coordenadora do programa do CEiiA.
O enriquecimento de um programa como o SLI vai muito além dos ganhos académicos. “A qualidade da experiência SLI também se deve à qualidade das relações que se estabelecem e, depois de algumas dinâmicas de grupo, ninguém diria que estes jovens só se conhecem há alguns dias”, partilha Sónia Nunes.
“É inspirador observar o nível de confiança e cumplicidade que criaram em tão pouco tempo, em especial porque no CEiiA apregoamos a importância de saber trabalhar em equipa quando queremos criar e inovar. Por outro lado, também foi muito gratificante ver a disponibilidade dos colegas do CEiiA para esclarecer questões e trocar impressões com os innovators.”
Aprender a pensar
O trabalho desta segunda semana será muito centrado nas Metodologias de Desenvolvimento, o segundo eixo temático do programa SLI. No módulo da tarde de terça-feira, a cargo de Sónia Nunes, o programa foca-se no trabalho em equipa, a partir das reflexões sobre as boas práticas que influenciam o desempenho das equipas.
Joana Mendonça, docente do Instituto Superior Técnico, trabalha, na primeira sessão da tarde de quinta-feira, as principais etapas e técnicas do Future Design, a partir do Design Thinking, desde o processo de ideação à construção do protótipo demonstrador.
Sónia Nunes e Mariana Pinto, ambas do CEiiA, dinamizam o módulo “Comunicar com Impacto”, sexta-feira, no qual trabalharão a estruturação de ideias e o treino da comunicação em público.
O terceiro eixo organizador da formação dos Innovators desenvolve-se em torno dos assuntos de “Engenharia e desenvolvimento de produto”. É o caso do módulo sobre Sensorização e Eletrónica, a cargo de André Oliveira, do CEiiA, e da sessão sobre Rocket Challenge, da Portugal Space, esta segunda-feira.
O módulo “Inteligência Artificial e Big Data no Espaço” está dividido em duas sessões. A primeira, que decorre quarta-feira, explora e demonstra a aplicação de conceitos nucleares através de casos.
A sessão sobre a utilização de Sistemas Embebidos, por Jorge Cabral, da Universidade do Minho e do CEiiA, e Vítor Silva, também docente do Minho, está agendada para quinta-feira.
O módulo “Conetividade IoT via satélite”, na tarde de quinta-feira, da responsabilidade de Tiago Rebelo, da Connected, falará sobre como o Espaço pode contribuir para novas tecnologias e funcionalidades associadas às comunicações e qual o impacto que pode ter na forma como as pessoas interagem e vivem no planeta.