A Ubiwhere vai desenvolver uma solução inteligente de aferição, monitorização e previsão da qualidade do ar e de análise de perdas energéticas em ambiente urbano. Para a tarefa, a empresa portuguesa de high-tech faz parte da equipa do projecto europeu NEANIAS e a solução a criar será, posteriormente, disponibilizada de modo a que cidades e investigadores possam criar novos produtos e serviços.
Depois de validada com sucesso no âmbito do projecto, a solução vai ser integrada no catálogo EOSC – European Open Science Cloud, uma plataforma digital da Comissão Europeia na qual a comunidade científica pode aceder a dados e serviços interoperáveis que endereçam todo o ciclo de investigação de dados, podendo ser reutilizados em diversos países e actividades.
O NEANIAS, que, em português, significa “Novos Serviços EOSC para desafios emergentes da investigação atmosférica, subaquática e espacial”, tem como propósito promover as práticas de ciência aberta a nível europeu e dinamizar o ecossistema EOSC. Incluindo a Ubiwhere, 20 parceiros, oriundos de nove países, fazem parte do projecto, que tem o apoio do programa Horizonte 2020. O orçamento global da acção europeia, que arrancou em Novembro de 2019 e se prolonga até Outubro de 2022, é superior a 5,5 milhões de euros, cabendo à empresa nacional uma fatia de cerca de 179 mil euros.
A nova solução servirá também para trazer uma nova funcionalidade à Plataforma Urbana, a ferramenta desenvolvida pela Ubiwhere que integra dados de diversas fontes e vários domínios e na qual municípios e outras entidades responsáveis podem ter uma visão global e integrada da cidade onde actuam.
Com o novo serviço, refere a empresa, “a Plataforma Urbana oferece às cidades indicadores valiosos para a gestão de serviços (por exemplo, no âmbito da mobilidade), com impacto directo sobre a qualidade do ar, para que estas possam estar alinhadas com as metas europeias e internacionais de desenvolvimento sustentável (como os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) e com um foco na qualidade de vida dos seus cidadãos, através de um ar limpo e seguro”.
Recorde-se que a empresa sedeada em Aveiro tem participado regularmente em projectos de desenvolvimento de tecnologias de inteligência urbana, tais como o PPDR4Europe ou o SNOB-5G – Scalable and Self-optimized Wireless Network Backhauling for 5G.