No final de Novembro, o município de Lousada foi anunciado como o grande vencedor da edição de 2019 do Prémio Europeu da Acção Transformativa para a Sustentabilidade, com um projecto de educação para a sustentabilidade. Agora e até 31 de Julho, estão abertas as candidaturas para a edição de 2020 do prémio europeu.

Para além do reconhecimento, o projecto vencedor recebe 10 mil euros para alavancar uma acção transformadora na sua cidade ou região e passa a figurar na plataforma on-line Sustainable Cities Platform, um sítio web que reúne várias iniciativas de transformação urbana europeias. O vencedor recebe ainda entrada gratuita na nona conferência europeia sobre cidades e vilas sustentáveis, a realizar na cidade alemã de Mannheim, entre 30 de Setembro e 2 de Outubro.

O galardão europeu tem como objectivo o reconhecimento de iniciativas cidadãs e de governos locais ao nível da promoção de cidades sustentáveis, saudáveis e resilientes, pelo que as candidaturas estão abertas a qualquer autoridade local e regional ou a qualquer organização da sociedade civil, desde que pertencentes à União Europeia ou ao espaço económico europeu, e que sejam assinantes da Declaração Basca, um documento que define linhas orientadoras para o desenvolvimento de cidades sustentáveis, inclusivas e resilientes na Europa. Este reconhecimento é atribuído pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, Comité das Regiões Europeu (CR), pelo Banco Europeu de Investimento (BEI), a cidade dinamarquesa de Aalborg e o País Basco.

Recorde-se que o município de Lousada foi o grande vencedor do último Prémio Europeu da Acção Transformativa para a Sustentabilidade, depois de “ultrapassar” os projectos das cidades alemã e belga de Berlim e Leuven, respectivamente. O anúncio da vitória portuguesa aconteceu em Novembro de 2019 e premiou o projecto do município português de educação para a sustentabilidade, que se destacou pela utilização da educação ambiental para promover a ligação entre residentes locais e a paisagem rural do concelho e que já tinha levado, à data, à plantação de 40 mil árvores com o apoio de 4500 voluntários.