Estão abertas as candidaturas ao programa de inovação colaborativa Smart Open Lisboa (SOL) Tomorrow. Nesta edição especial do SOL, a câmara municipal de Lisboa (CML) e a Beta-i estão à procura de soluções inovadoras, prontas a implementar ou perto disso, que ajudem a capital portuguesa a resolver os desafios sociais e económicos trazidos pela pandemia de covid-19.

As candidaturas, cujo processo é feito totalmente on-line, estão abertas a start-ups de todo o mundo com soluções já testadas ou em fase de implementação. O foco da iniciativa está em soluções tecnológicas que respondam a questões sociais e económicas, em particular em cinco domínios: economia e recuperação do turismo; novo paradigma do trabalho; trabalho remoto e ensino à distância; resiliência da cidade e construção de confiança; emergência social e desemprego.

Para a implementação das soluções em projectos piloto na cidade, as start-ups escolhidas vão trabalhar com os parceiros da iniciativa, que, para além da autarquia, incluem a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Fundação Aga Khan, a PME Investimentos, a Portugal Inovação Social, o LIDL, o Turismo de Portugal e a NOS.

As candidaturas decorrem em duas fases – a primeira entre os dias 2 de Junho e 2 de Julho, e a segunda de 3 de Julho e 2 de Setembro. Nestas etapas, são seleccionadas entre 15 a 20 start-ups para um pitch on-line com os parceiros do programa. Desse lote, oito a 12 ideias avançarão para a fase de implementação e, entre os meses de Julho e Setembro, as start-ups vão participar num bootcamp on-line de dois dias, durante os quais vão desenvolver, com parceiros relevantes, projectos piloto, nos quais as soluções serão testadas e implementadas em contexto real.

“Esta é uma edição especial do principal programa de inovação aberta da cidade. Vamos procurar dar resposta aos múltiplos desafios que estamos a viver e continuaremos a enfrentar no período de recuperação da crise económica criada pela covid-19, estimulando, ao mesmo tempo, o ecossistema empreendedor da cidade e afirmando Lisboa como uma das cidades mais inovadoras da Europa. Para além de contar com a participação de um conjunto diversificado de parceiros públicos e privados, nesta edição, decidimos envolver todos os pelouros do Executivo, trazendo a inovação para todas áreas de actuação da câmara”, afirma Miguel Gaspar, vereador da Economia, Inovação, Mobilidade e Segurança de Lisboa, em comunicado.

Enquanto parceira da CML e entidade gestora do SOL, a consultora Beta-i reforça a sua vontade de ajudar o município a responder de forma imediata aos desafios urgente. “Numa cidade onde voltarão a circular milhões de pessoas por dia, o SOL Tomorrow quer apoiar start-ups que possuam soluções de implementação praticamente imediatas em temas como a saúde mental, a capacitação para o emprego e o isolamento social, para crescerem em conjunto com as organizações parceiras e darem respostas aos problemas provocados pela pandemia”, esclarece Manuel Tanger, co-fundador e Head of Innovation da Beta-i, também em nota às redacções.

As candidaturas à edição especial do Smart Open Lisboa, SOL Tomorrow, têm de ser apresentadas em inglês e podem ser feitas aqui.