Os municípios ou consórcios ligados ao território têm até 31 de Março para responder à primeira call de matchmaking com apoio técnico lançada pelo Smart Cities Marketplace. Esta plataforma apoiada pela Comissão Europeia junta cidades, promotores, empresas e investidores com o objectivo de estimular investimentos ligados à descarbonização, mobilidade sustentável e cidades inteligentes.

A call procura, assim, ajudar os municípios a desenvolver e alavancar projectos nestas áreas, que serão depois apresentados a investidores interessados. Neste caso específico, tem a mais valia de oferecer apoio técnico personalizado por parte de especialistas, por exemplo no âmbito legal, financeiro ou de procurement.

“Este matchmaking tem uma grande diferença em relação aos outros por ser, precisamente, o primeiro com assistência técnica. Isso acontece porque se verificou que os municípios ou entidades públicas muitas vezes não estão capacitados para apresentar os projectos aos investidores. Além disso, queremos ajudá-los a desenhar esses projectos de uma forma que não esteja dependente de financiamentos públicos”, explica Jorge Rodrigues de Almeida, managing director da RdA Climate Solutions, a única empresa portuguesa a integrar o consócio do Smart Cities Marketplace.

Embora se trate de “uma candidatura ligeira e relativamente fácil de fazer, em que se identifica o projecto e revela como está em termos de maturidade”, o consultor lembra que é necessário cumprir outros requisitos. Os candidatos devem identificar, por exemplo, a área de intervenção do projecto (energia limpa, mobilidade sustentável ou soluções digitais), os principais beneficiários, os stakeholders e a zona geográfica de implementação. Sendo que, neste caso, ela está circunscrita aos Estados-membros da União Europeia e a países elegíveis ao abrigo do programa Horizonte Europa.

Esta não se trata de uma call de financiamento, mas de matchmaking, e destina-se sobretudo a cidades de pequena e média dimensão – com menos de 100.000 habitantes –, embora também sejam aceites candidaturas de municípios maiores. O formulário está disponível através deste link e continuará acessível mesmo após o término desta fase, uma vez que haverá outras calls.

Quem estiver interessado, poderá participar também na próxima masterclass do Smart Cities Marketplaves, com sessões agendadas para os dias 20 de Abril e 9 de Maio.

“A ideia é ter outras cidades a mostrarem o que fizeram, investidores a revelarem os principais interesses e elementos do consórcio a explicarem, por exemplo, como é que uma cidade deve desenhar a sua estratégia global. Ou seja, queremos dar uma visão de 360° sobre o desenvolvimento do projecto, sempre com uma vertente muito prática”, revela Jorge Rodrigues de Almeida.

A inscrição na masterclass (totalmente online) é gratuita. Antes da sua realização, os participantes devem enviar algumas informações sobre os projectos das cidades em que estão envolvidos.

Fotografia de destaque: © Pixabay