A Microsoft acaba de lançar a iniciativa “Bing Na Área” como forma de promover os pontos de interesse das favelas do Rio do Janeiro. Através do serviço Bing Maps, motor de busca da empresa, é possível aceder a um ‘menu’ de escolas, centros de saúde, bares, restaurantes, hotéis ou restaurantes, a título de exemplo.

Facilitar a vida dos moradores destes locais, dinamizar a economia de cada comunidade e atrair o turismo são os três principais objectivos do “Bing Na Área”. Para isso, ao aceder ao serviço descobrem-se, por exemplo, números de telefone, horários de funcionamento, comentários de anteriores visitantes ou informações extra – uma espécie de Trip Advisor – sobre os diferentes pontos de referência.

A primeira experiência desta iniciativa de mapeamento participativo das comunidades aconteceu na favela do Vidigal, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e contou com o apoio de organizações não-governamentais e autoridades públicas e privadas.

Em jeito de comemoração do arranque do projecto, os moradores daquela favela foram convidados pela Microsoft a contar histórias vividas na comunidade através de uma apresentação de slides com fotografias captadas por um fotojornalista morador do Vidigal.

Apesar de já ter sido testado, o serviço só deverá estar 100% funcional no final do ano em todas as comunidades onde foram instaladas as Unidades de Polícia Pacificadora.

A oportunidade de negócio foi avistada com base no facto de que 40% das pesquisas realizadas em smartphones são para descobrir pontos de interesse, segundo adiantou Lúcio Tinoco, responsável de engenharia da Microsoft Brasil. Além disso, o telemóvel é o principal meio de comunicação com o mundo exterior à comunidade: 89% dos moradores possuem aparelhos móveis e 22% smartphones.

A Prefeitura do Rio de Janeiro é um dos associados, sendo que o Instituto Municipal Pereira Passos (IPP), que forneceu mapas e dados de campo, é um dos principais parceiros. A ferramenta disponibilizada pelo IPP permite o acesso ao serviço através de smartphones, tablets ou qualquer outro dispositivo equipado com GPS.

Nokia HERE, Nós no Morro, Vidigalo e Observatório de Favelas são outros parcerios do “Bing Na Área”, que além do Brasil pretende levar o projecto a áreas com menos recursos na Índia e na África do Sul.

 

Fotografia: © Blog Microsoft Brasil