O Banco Europeu de Investimento (BEI) acaba de lançar o seu primeiro programa de financiamento para cidades inteligentes na Europa. As cidades belgas serão as primeiras a beneficiar deste esquema, dotado com 400 milhões de euros.

O programa chama-se “Smart Cities & Sustainable Development” e pretende disponibilizar assistência e apoio financeiro às cidades, independentemente da sua dimensão, para projectos de mobilidade, desenvolvimento urbano e eficiência energética, sempre numa lógica inteligente e sustentável.

Na Bélgica, a implementação do programa envolve uma parceria entre o BEI e o Belfius Bank, celebrada no início deste mês. Cada uma das instituições financeiras vai disponibilizar 200 milhões de euros. Desta forma, as localidades belgas podem usufruir de financiamento para os seus projectos com taxas de juro preferenciais.

Enquanto se estima que na Europa 70% da população viva em cidades, no caso da Bélgica, essa percentagem é de 98%

“Com este programa dedicado a projectos de ‘smart cities’, pretendemos alavancar uma abordagem estratégica e integrada junto das autoridades públicas e dos decisores políticos locais, em linha com aqueles que são os objectivos europeus para 2020”, afirmou o vice-presidente do BEI, Pim van Ballekom.

“Esta é uma estreia para a Bélgica e para a Europa e estamos convencidos de que a parceria com o Belfius Bank poderá fornecer o ímpeto necessário para garantir que a iniciativa ‘Smart Cities’ se torna a nova norma para o desenvolvimento das cidades de amanhã”, exclamou o responsável.

Para além do programa “Smart Cities & Sustainable Development”, agora lançado, o BEI faz ainda parte da iniciativa JESSICA (Joint European Support for Sustainable Investment in City Areas), que visa o apoio a projectos de regeneração urbana integrados e sustentáveis.