Se estudas engenharia e tens ideias inovadoras nas áreas das cidades inteligentes, Internet of Things (IoT), Energia e Clean Tech, desmarca todos os teus planos para o próximo fim-de-semana e vai à Fábrica de Startups, em Lisboa. De 3 a 5 de Junho, a associação sem fins lucrativos Productized organiza a primeira fase de um programa de pré-aceleração para ideias e projectos nestas áreas.

Durante o primeiro fim-de-semana Productize.it, Powered by KIC Innovation, os participantes vão poder avaliar o potencial de negócio das suas propostas, e, com a ajuda de mais de 20 mentores, definir um mercado-alvo e um produto físico a desenvolver. Posto isso, é altura de elaborar uma estratégia de negócio e um protótipo inicial, que serão, por fim, apresentados a um júri especializado.

As melhores ideias ficam apuradas para a segunda fase do Productize.it, que tem já data marcada para 16 a 23 de Julho. Nessa semana, os participantes vão avançar para a prototipagem e desenvolvimento das versões finais dos produtos.

Para os vencedores, há um prémio de cinco mil euros à espera. Os restantes lugares do pódio vão também ser recompensados: dois mil euros para o segundo classificado e mil para o terceiro.

“Os alunos de PhD e mestrado estão sentados numa mina de ouro. É só tirarem a sua pesquisa da gaveta e montarem um produto”, diz André Marquet, presidente e co-fundador da Productized.

Depois disto, segundo a Productized, o destino para estas ideias é “o mercado”. “A Productized tem quer o empenho quer os contactos necessários para acompanhar os projectos no caminho até à produção industrial e para que se tornem num negócio. Estamos a trabalhar com alguns dos maiores industriais em Portugal, a desenvolver ligações à Asia e somos muito activos no ecossistema de start-ups em Portugal, estando dispostos a oferecer toda a ajuda que podemos para criar start-ups de sucesso”, refere a associação em comunicado.