A Comissão Europeia tem abertas as candidaturas para a 9.ª edição dos Prémios Capital Europeia da Inovação, também conhecidos como iCapital Awards. Até 29 de Junho, as cidades podem concorrer a esta distinção promovida pelo Conselho Europeu da Inovação (EIC), que atribui um milhão de euros ao vencedor e 100 mil euros a dois segundos classificados.

Lançado em 2014, este concurso distingue os municípios que contribuem para ecossistemas de inovação inclusivos, abertos e dinâmicos, envolvendo os cidadãos, o sector público, o ensino e as empresas, e que utilizem a inovação para melhorar a sustentabilidade das suas cidades.

Além do prémio “Capital Europeia da Inovação” (European Capital of Innovation), dedicado a cidades com mais de 250 mil habitantes, a iniciativa conta também com a categoria “Cidade Inovadora em Ascensão” (Rising Innovative City), esta para cidades e vilas com mais de 50 mil habitantes e menos de 250 mil. Também neste caso há um prémio monetário para o vencedor – 500 mil euros –, enquanto dois segundos classificados recebem 50 mil euros.

Entre os critérios de selecção estão factores como a experimentação (conceitos, processos, ferramentas e modelos de governança inovadores que comprovam o compromisso da cidade em actuar como um banco de ensaio para práticas inovadoras); escala (acelerar o crescimento de start-ups e PMEs altamente inovadoras, estabelecendo uma estrutura legal favorável à inovação, criando um ambiente que estimula o crescimento, investimentos privados e públicos, recursos, diversidade e talentos); construção de ecossistemas (desbloquear o potencial das cidades como facilitadores do ecossistema de inovação local); expansão (servir de exemplo para outras cidades, apoiando a disseminação e replicação de soluções testadas que impulsionam o ecossistema de inovação local); e visão inovadora da cidade (os candidatos devem demonstrar a sua visão/plano estratégico de longo prazo, destacando as iniciativas inovadoras que contribuíram positivamente para a transformação da cidade).

A lista de vencedores do prémio principal inclui Barcelona (2014), Amesterdão (2016), Paris (2017), Atenas (2018), Nantes (2019), Leuven (2020), Dortmund (2021) e Aix-Marseille Provence Metropole (2022). Já Vantaa (Finlândia) foi eleita como Cidade Inovadora em Ascensão no ano de estreia desta categoria (2021), enquanto Haarlem (Países Baixos) venceu-a em 2022. Portugal também tem historial na iniciativa, uma vez que Lisboa foi finalista em 2018, Cascais ficou em 2.º lugar em 2021 na categoria Cidade Inovadora em Ascensão, e Aveiro terminou em 3.º lugar na mesma categoria em 2022.

Em Portugal, os Prémios Capital Europeia da Inovação contam com o apoio da Agência Nacional de Inovação (ANI), no âmbito da Rede PERIN.