A plataforma de sustentabilidade AYR do CEiiA é um dos 20 projectos vencedores do Novo Bauhaus Europeu, uma iniciativa que traduz o Pacto Ecológico Europeu numa mudança tangível no terreno.
O AYR, desenvolvido em Matosinhos, foi o projecto vencedor do Novo Bauhaus Europeu na categoria Produtos e Estilo de Vida, avança a Comissão Europeia. O projecto consiste numa plataforma de aceleração de sustentabilidade para atingir carbono zero, e é, de acordo com o comunicado, “um exemplo para a Europa na sustentabilidade, ao quantificar e valorizar as emissões evitadas, permitindo o envolvimento do cidadão e comunidades na descarbonização das suas cidades”. Através da tecnologia, este projecto pretende, em última instância, que “o cidadão possa participar de forma proactiva na descarbonização das cidades”, avança José Rui Felizardo, CEO do CEiiA, citado em comunicado.
Segundo o responsável, o AYR é “um dos projectos mais desafiantes e transformacionais da história do CEiiA”. “Esta distinção do New European Bauhaus é para o CEiiA o reconhecimento de vários anos de trabalho no desenvolvimento de tecnologia em prol de cidades mais sustentáveis, inclusas e esteticamente apelativas”, comenta o responsável.
Os vencedores foram seleccionados por um júri composto por 80 personalidades de vários sectores e países da União Europeia, que analisaram mais de 2 mil projectos de toda a Europa. A Comissão Europeia, através da comissária para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, e da comissária para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, anunciou os vencedores numa cerimónia que decorreu a 16 de Setembro, em Bruxelas.
“Ao criar pontes entre ciência e inovação e arte e cultura e ao adoptar uma abordagem holística, o Novo Bauhaus Europeu desenvolverá soluções não só sustentáveis e inovadoras, mas também acessíveis e enriquecedoras para todos. Estes projectos vencedores incorporam este novo espírito do [movimento] Novo Bauhaus Europeu”, avança Mariya Gabriel, citada em comunicado.
Recorde-se de que o Novo Bauhaus Europeia é uma iniciativa que visa “criar um novo estilo de vida que combine sustentabilidade com bom design, que necessite de menos carbono e que seja inclusivo e acessível para todos”. Dos 60 projectos pré-seleccionados, os Prémios Novo Bauhaus Europeu foram atribuídos em dez categorias diferentes, e os vencedores de cada categoria irão receber 30 mil euros. Os prémios Estrelas Ascendentes do Novo Bauhaus Europeu atribuídos em dez categorias têm um valor monetário de 15 mil euros cada um e destinam-se a “apoiar conceitos e ideias desenvolvidos por jovens talentos com menos de 30 anos de idade”.