A Comissão Europeia (CE) está à procura de especialistas para integrarem os comités das cinco missões da União Europeia (UE), entre as quais a Missão Cidades Inteligentes e com Impacto Neutro no Clima. A call foi anunciada na quarta-feira passada e está aberta a candidaturas até dia 2 de Fevereiro. 

Depois da primeira fase das cinco missões da UE, cujo mandato terminou no final de 2021, o órgão europeu está novamente à procura de especialistas para integrar os cinco comités respectivos. Cada uma destas unidades será composta por até 15 especialistas independentes, os quais terão como função promover as missões europeias, inspirando e consciencializando cidadãos e aconselhando sobre as acções do plano de implementação.  

Para isso, os candidatos devem ter especialidade em servir autoridades públicas e cidadãos e em captar financiamentos públicos e/ou privados, bem como ter uma boa capacidade de análise estratégica e demonstrar um “grande compromisso com o sucesso das missões”. 

Cada comité terá o papel de conceber, demonstrar, aplicar e escalonar as medidas no terreno para garantir a implementação dos projectos. Por isso, a CE acrescenta a necessidade de criar equipas equilibradas e diversificadas, pelo que são aceites candidaturas de especialistas actuantes em vários domínios, tais como área empresarial, administração pública, ciência, cultura, participação cidadã e organizações da sociedade civil.  

As candidaturas estão a decorrer até às 17h CET (16h em Portugal) de dia 2 de Fevereiro. O processo é realizado on-line, através da submissão no sistema EUSurvey. 

Recorde-se que a UE conta com cinco missões estratégicas até 2030, nomeadamente nas seguintes vertentes: Adaptação a alterações climáticas, incluindo transformação societal; Cancro; Oceanos, mares e águas costeiras e interiores saudáveis; Cidades inteligentes e com impacto neutro no clima; Saúde dos solos e alimentação. O objectivo é transformar a UE, tornando-a “mais verde, mais saudável, mais inclusiva e mais resiliente”.