A União Europeia (UE) quer reunir, até final de Janeiro, opiniões de cidadãos sobre o futuro da mobilidade, da energia e do consumo através de uma ferramenta inovadora de participação pública informal – os Peer Parliaments.

Os Peer Parliaments, uma acção desenvolvida no âmbito do Pacto Europeu para o Clima, consistem em pequenos grupos de discussão informais sobre  objectivo europeu de neutralidade carbónica até 2050. Estes grupos, coordenados por qualquer cidadão europeu que deseje, podem reunir cinco a dez pessoas, incluindo amigos, familiares, vizinhos, colegas ou outros.

O objectivo é que cada sessão incida sobre um dos temas-chave para a transição para a neutralidade carbónica numa perspectiva da vida quotidiana. Existem três tópicos: como nos movemos e nos deslocamos; como tornamos a energia verde e justa; e como comemos e consumimos.

Qualquer pessoa pode ser anfitriã de uma sessão por tópico e tornar-se pioneira na acção climática na comunidade, desde que tenha cidadania europeia. Para isso, é necessário fazer a inscrição aqui, sendo que a iniciativa Peer Parliaments estará a decorrer até final de Janeiro de 2022. Este indivíduo fica, então, responsável por convidar os participantes, escolher um local para a reunião, gerir e moderar a discussão – com apoio através de materiais didácticos disponibilizados pela UE e partilhar os resultados.

As opiniões, preocupações e ideias compiladas pelo(a) responsável da sessão serão apresentadas num relatório que será submetido à Comissão Europeia no início de 2022. A discussão com os decisores políticos europeus e partes interessadas será feita através de uma série de mesas redondas para alimentar a Conferência sobre o Futuro da Europa.

O Pacto Europeu para o Clima é uma das iniciativas do Pacto Ecológico Europeu e, em Portugal, é coordenado pela entidade LOBA. Através dos Peer Parliaments, a UE pretende ter pistas sobre como enfrentar os desafios climáticos e societais que se colocam para desenvolver soluções em conjunto.