Este projeto distingue-se pelo envolvimento da comunidade local na proteção das florestas azuis, com destaque para o grupo de mulheres que forma as “Guardiãs do Mar”. Atualmente, é composto por seis pescadoras e mariscadoras que colaboram com a ONG enquanto agentes de sensibilização, guias marinhas e monitoras de diversos projetos, como ações de limpeza, trabalhando em conjunto com os cientistas.
“A iniciativa é um exemplo brilhante de envolvimento das mulheres pescadoras locais no mapeamento das pradarias de ervas marinhas, proporcionando-lhes um rendimento complementar à pesca”, disse o júri do prémio europeu sobre um conjunto de ações que “alcançaram progressos significativos no sentido de melhorar o estado de conservação destas florestas azuis”.
No total, foram recuperados 23 hectares de pradarias marinhas e removidas mais de 25 toneladas de resíduos marinhos, como plástico, vidro, metal ou objetos ligados à pesca. A comunidade participou também na instalação de flutuadores de amarração, feitos a partir de materiais descartados pelos pescadores, e tem ajudado a combater as práticas de ancoragem como principais causas de degradação de habitats.
“Esta distinção reconhece o mérito da Ocean Alive e fortalece a confiança da comunidade e dos decisores locais na mudança necessária para a reflorestação marinha do estuário do Sado”, diz uma nota da ONG portuguesa a propósito da atribuição deste prémio.
Entrevistada pela Smart Cities no passado mês de abril, por ocasião de uma reportagem sobre as Guardiãs do Mar, a cofundadora da Ocean Alive, Raquel Gaspar, sublinhou a importância do projeto, lembrando que “envolve as mulheres da comunidade piscatória para, com a ajuda delas, ajudarmos a mudar os comportamentos e, assim, protegermos as pradarias marinhas e o estuário do Sado”.
A edição de 2024 dos prémios Natura 2000 recebeu 96 candidaturas e, destas, foram selecionadas 27 finalistas, que deram origem aos seis prémios finais. Além da Ocean Alive, a Comissão Europeia distingui ainda projetos da Estónia, Itália, Irlanda e Polónia, bem como uma iniciativa transfronteiriça que junta duas regiões dos Pirenéus franceses e espanhóis. Conheça a lista de vencedores.
Fotografia de destaque: © Ocean Alive