A segunda edição dos prémios Novo Bauhaus Europeu está de volta, com as candidaturas a decorrer até 28 de Fevereiro, às 19h CET (18h em Portugal). No total, serão atribuídos 18 prémios a projectos e ideias de espaços que aliem beleza, sustentabilidade e inclusão em diferentes categorias.
A Comissão Europeia (CE) anunciou, no passado dia 18 de Janeiro, a abertura das candidaturas aos prémios Novo Bauhaus Europeu 2022. Depois da edição de estreia, com mais de duas mil candidaturas, a CE está novamente a apelar à participação dos interessados de todo o mundo, mas cujos projectos ou ideias estejam situados na União Europeia.
O objectivo, avança a CE, é “celebrar novos e inspiradores exemplos” das transformações e melhorias que o Novo Bauhaus Europeu pode introduzir no quotidiano, aproximando o Pacto Ecológico Europeu dos cidadãos e das comunidades locais.
Reflectindo os eixos temáticos do movimento Novo Bauhaus Europeu, os prémios serão atribuídos por um júri nas seguintes categorias: restabelecer a ligação com a natureza; recuperar um sentimento de pertença; dar prioridade aos lugares e às pessoas que mais necessitam; promover uma reflexão de longo prazo centrada no ciclo de vida e integrada no ecossistema industrial.
Em cada uma das categorias, serão reconhecidos os primeiros e segundos classificados em duas vertentes paralelas: prémio “Novo Bauhaus Europeu” para os espaços concluídos nos últimos dois anos, e prémio “Estrela Ascendente do Novo Bauhaus Europeu” para conceitos ou ideias apresentados por jovens com idade inferior a 30 anos. Na primeira vertente, o 1.º lugar receberá 30 mil euros e o 2.º lugar 20 mil euros; já na vertente de jovens talentos, os prémios serão de 15 mil euros e de 10 mil euros para o 1.º e 2.º lugares, respectivamente.
A estas 16 distinções do júri, apreciadas em termos de sustentabilidade, estética e inclusão, juntam-se ainda mais dois prémios seleccionados por votação pública. Estes dois prémios serão decididos por entre as melhores candidaturas e nas duas vertentes “Novo Bauhaus Europeu” e “Estrela Ascendente do Novo Bauhaus Europeu”, cujos prémios serão, respectivamente, 30 mil e 15 mil euros.
Os vencedores irão ainda receber um pacote de comunicação de modo a conseguirem desenvolver e promover as suas iniciativas de forma mais fácil e eficaz.
Recorde-se que o Novo Bauhaus Europeu, lançado pela presidente Ursula von der Leyen, é um projecto ambiental, económico e cultural concebido por milhares de pessoas e organizações de dentro e fora da Europa. Agora, em fase de realização, o movimento quer recompensar “as ideias melhores, mais arrojadas e mais brilhantes para melhorar as nossas regiões e cidades, respeitando tanto as pessoas como o planeta”, afirma Elisa Ferreira, comissária da Coesão e Reformas.