Usando a música como “cola social”, o Music Tech Fest (MTF) é um evento que reúne artistas, tecnologia e negócios num único local com o objectivo de promover a inovação através de um trabalho de co-criação entre pessoas de diferentes áreas. Em Outubro, este festival chega a Aveiro com um evento de desenvolvimento de protótipos em áreas como a robótica, a inteligência artificial (IA) e a tecnologia blockchain.
Será através do MTFLabs, um evento de prototipagem de inovação, e do MTFSparks, evento de engenharia, design e programação orientado para crianças e adolescentes, que o Music Tech Fest vai chegar à cidade de Aveiro. A decorrer entre os dias 12 e 17 de Outubro, o evento usa a música como “cola social” e junta especialistas nacionais e internacionais em palestras e “laboratórios práticos”, com o objectivo de desenvolver “ideias, colaborações e projectos” que partam de co-criação entre pessoas de diferentes áreas. Em edições anteriores, participaram no evento mais de sete mil pessoas com múltiplas competências, entre as quais estão académicos, cientistas, artistas, curadores ou profissionais do sector da comunicação, lê-se em nota lançada pelo Aveiro Tech City, a iniciativa do município para a promoção da inovação tecnológica.
O evento, que já se realizou em cidades como Londres, Frankfurt, Estocolmo, Berlim, Boston e Paris, chega agora a Aveiro, “resultado do trabalho colaborativo desenvolvido com a Michela Magas, que esteve presente no TechDays 2019 e que foi em 2017 a vencedora do Prémio Mulheres Inovadoras da Comissão Europeia”, revela à Smart Cities o presidente da câmara municipal de Aveiro, José Ribau Esteves. A chegada do projecto à cidade portuguesa acontece no âmbito do Aveiro Tech City e pretende, segundo revela o autarca, contribuir para a estratégia de desenvolvimento económico local e “para o processo da candidatura a Capital Europeia da Cultura, em 2027”.
“Queremos reforçar a ligação do A (das artes) com as demais áreas da nossa estratégia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). E queremos reforçar a nossa visibilidade no contexto europeu, com a presença e envolvimento da Michela Magas, que é conselheira de Inovação na Comissão Europeia e nos líderes do G7”, sublinha o autarca.
Durante o MTFLabs, o foco vai estar no desenvolvimento de soluções inovadoras em áreas como a robótica, a inteligência artificial, a tecnologia vocal, a tecnologia blockchain, que permite registos rápidos, seguros e automáticos de transacções, o neurofeedback, os novos formatos de música e as novas formas de expressão artística. Entre os dias 12 e 16 de Outubro vão realizar-se as sessões de trabalho, estando prevista a apresentação de projectos e obras para o dia 17. As inscrições para o MTFLabs encontram-se abertas até 11 de Setembro.
O MTFSparks, realizado em simultâneo com o MTFLabs, apresenta-se como um evento destinado a “ensinar competências em engenharia, design e código junto dos inovadores mais jovens”. Na programação do evento juvenil está prevista a realização de “oficinas criativas”, com orientação de “especialistas que exploram o som, computação física, criatividade, ciência e produção, junto de crianças e adolescentes”. Os participantes vão ser convidados a partilhar as suas invenções no palco principal do festival, “desenvolvendo desse modo a sua autoconfiança e competências de comunicação, cimentando assim a aprendizagem, mas também estimulando o interesse e paixão por combinar tecnologia e criatividade”.
Chamada aberta para produção de vídeos
No âmbito da realização do MTF em Aveiro, foi aberta uma chamada, destinada “a criativos e a pequenas empresas de comunicação”, para a produção de dois vídeos: um focado no MTFLabs e outro no MTFSparks. As candidaturas encontram-se abertas até 15 de Agosto, estando prevista a atribuição de um prémio no valor de 3500 euros para o vencedor da produção da “vídeo-narrativa” sobre a edição de Aveiro do MTFLabs, e de um prémio de 1500 euros para a produção vencedora do vídeo sobre o MTFSparks. O anúncio dos vencedores é feito no dia 11 de Setembro.