Chama-se Banco de Bens e é a mais recente iniciativa da MatosinhosHabit. Através da promoção da doação de equipamentos novos ou reutilizáveis a famílias e instituições mais vulneráveis do concelho, a empresa municipal de habitação matosinhense quer que esta seja mais do que uma acção de apoio social, sendo também uma forma de combater o desperdício.

Através de um registo neste sítio on-line, o Banco de Bens vai acolher bens novos ou passíveis de reutilização que possam ser doados por empresas ou particulares, incluindo mobiliário, utilidades para a casa e utensílios de cozinha, equipamentos eléctricos e electrónicos, electrodomésticos, pequenos aparelhos, brinquedos e artigos de puericultura e ajudas técnicas (camas articuladas, cadeiras de rodas, cadeiras sanitárias, bengalas, andarilhos, tripés, entre outras). Estes bens ficam, depois, disponíveis para os residentes ou instituições com sede no concelho mais vulneráveis, sinalizados pela rede social.

“Esta iniciativa pretende, acima de tudo, não só ajudar quem mais precisa, mas também fazer a diferença na vida de pessoas e associações locais atenuando as dificuldades que enfrentam”, explicou Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit. “O Banco de Bens assume-se, nesse sentido, como uma resposta social complementar que tem em conta as carências mais prementes das famílias matosinhenses que se encontram em situação de vulnerabilidade económico-social, contribuindo assim para uma melhoria significativa das suas condições de vida”.

A par da vertente solidária, a iniciativa é uma forma de promover a economia circular, evitando o desperdício e facilitando o reaproveitamento, recuperação e reciclagem destes bens. Por seu lado, de forma a chegar a mais famílias e “ajudar em várias frentes”, o projecto pretende incentivar o desenvolvimento de parcerias com empresas privadas e instituições, explica o responsável da MatosinhosHabit.

“O nosso intuito é que consigamos assim abarcar áreas de apoio à população idosa e cidadãos portadores de deficiência ou incapacidade, criando mais um recurso disponível. Por outro lado, é igualmente importante frisar que o Banco de Bens tem também um lado de responsabilidade social, solidariedade e voluntariado que queremos fomentar, estimulando a participação activa da nossa comunidade”, refere Tiago Maia.