O Laboratório de Dados Urbanos de Lisboa – LxDataLab está à procura de projectos que se apoiem em dados e ferramentas de analítica para enfrentar 20 desafios presentes na capital portuguesa. Os melhores trabalhos vão ser distinguidos, no próximo ano, com prémios monetários.

O apelo foi lançado a 28 de Junho, durante o 1.º Encontro do Laboratório de Dados Urbanos de Lisboa – LxDataLab, iniciativa que resulta de uma parceria entre a câmara municipal (CM) de Lisboa e outras 13 entidades. No decorrer do evento, e depois da apresentação de trabalhos já realizados no âmbito do laboratório, o departamento Lisboa Inteligente da CM de Lisboa anunciou que está já à procura de novas propostas que ajudem a responder a 20 desafios em cinco domínios – ambiente e energia; cidadão; economia; governação; e modo de vida

O objectivo é que os trabalhos, alinhados com os objectivos do LxDataLab, contribuam para o desenvolvimento de “soluções de analítica capazes de resolver problemas reais da cidade” e de “uma nova geração de serviços públicos no contexto de cidades inteligentes”, capaz de “melhorar o planeamento, a resiliência, a segurança, a mobilidade e a gestão operacional e de emergência na cidade de Lisboa”. 

Até ao momento, existem, pelo menos, quatro prémios a atribuir aos melhores trabalhos no próximo ano. Dois dos prémios são de mil euros e contam com o patrocínio da BearingPoint. Já os outros dois correspondem a um valor de 1 500 euros cada. Enquanto um deles é patrocinado pela NEC Portugal, o outro – que se faz acompanhar da oportunidade de um estágio remunerado – tem o apoio da NOVA Cidade – Urban Analytics Lab By Nova Cidade.

Para participar, os candidatos devem pertencer a uma instituição parceira do LxDataLab, através de um protocolo com o município lisboeta, e, então, efectuar a pré-inscrição nos desafios pretendidos, posteriormente validada. 

Recorde-se que o LxDataLab, além de conjugar a extracção de dados da cidade, ferramentas de analítica avançada, inteligência artificial e supercomputação, conta com a expertise da academia e do ecossistema inovador. Actualmente, conta com o apoio da CM de Lisboa e de 13 entidades, das quais 11 são instituições do ensino superior, como o ISEL, o ISCTE, o IST, a FCUL. No âmbito desta parceria, já foi lançado um total de 26 desafios, com 86 inscrições.

Saliente-se ainda que, no âmbito do 1.º Encontro do LxDataLab, foram apresentados 14 trabalhos “em áreas muito diversificadas”, destacando-se, por exemplo, a aplicação da realidade aumentada e virtual à divulgação do património do Cemitério dos Prazeres ou a aplicação de machine learning à detecção de graffitis. Todos os trabalhos serão partilhados “em breve” no portal Lisboa Aberta.