Luxifer é o nome do projecto vencedor da primeira edição do Future City Challenge, um concurso de soluções inovadoras que utilizam IoT para tornar a cidade de Coimbra mais eficiente e sustentável, melhorando a qualidade de vida dos residentes. O projecto que conquistou o primeiro lugar consiste num “dispositivo que controla a iluminação pública LED, adaptando-a ao conforto, ao tráfego e à segurança”, lê-se em comunicado.
Dos nove finalistas que chegaram à última fase do concurso Future City Challenge, o projecto de iluminação pública inteligente Luxifer ganhou o primeiro lugar do pódio. O objectivo do projecto vencedor é controlar a iluminação pública LED, mas também automatizar as questões relacionadas com a sua manutenção, aumentando, assim, a eficiência do mecanismo. A equipa vencedora irá receber um prémio de 5 mil euros, oferecido pela Critical Software, bem como três meses de incubação no Nest Collective.
“Identificámos que existia um problema ao nível das luminárias em Coimbra, uma vez que, sempre que existia uma avaria, essa situação tinha de ser reportada por um cidadão, o que não fazia qualquer sentido. O Luxifer terá a capacidade para controlar luminárias, comunicar o seu estado actual e eventuais avarias de forma automática aos técnicos responsáveis. Estamos muito felizes por receber esta distinção numa área com a qual nos identificamos bastante, que é a Internet das Coisas”, adiantam João Cardoso e João Ferreira da equipa vencedora, citados em comunicado.
Os nove projectos tecnológicos apresentados na fase final do concurso concentraram-se nas mais diversas áreas, desde a monitorização de transportes à monitorização da qualidade de ar ou do ruído. As nove equipas desenvolveram os seus protótipos com o apoio da equipa do Fikalab, “tirando partido da The Things Network, uma rede sem fios de longo alcance LoRaWAN (Long-range Wide Area Network) com uma cobertura significativa em Coimbra e apropriada para projetos IoT”. O objectivo era que os projectos, acima de tudo, tivessem um impacto positivo na comunidade.

O Future City Challenge é uma iniciativa promovida pelo Fikalab, laboratório de inovação da Critical Software, e contou com o apoio da câmara municipal de Coimbra, do Centro de Ecologia Funcional, do Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra, da Escola Superior Agrária, do Instituto Superior de Engenharia do Politécnico de Coimbra e do Nest Collective. De notar que a competição foi também desenvolvida para “promover o uso da rede The Things Network (TTN), trazida para a cidade pelo Fikalab e pela Critical Software, e à qual se juntou recentemente a câmara municipal de Coimbra”.
Para Nuno Pimenta, director de Sistemas de Informação e Inovação da câmara municipal de Coimbra, “actividades de cidadania como esta por parte da Critical Software são relevantes para tornar Coimbra uma cidade cada vez mais inteligente e sustentável, tornando-a mais atractiva para todos os que nela vivem, trabalham, estudam ou a visitam”.