O Acelerador 5G – Programa de Inovação Colaborativa já anunciou a start-up vencedora: chama-se Kit-Ar e combina realidade aumentada e machine learning para optimizar processos de produção industrial.  A iniciativa promovida pela NOS e pela Amazon Web Services (AWS), em parceria com a Startup Lisboa, pretende acelerar a tecnologia 5G em Portugal, promovendo a inovação através de start-ups.

No dia 30 de Junho, no evento online “Demo Day”, deu-se a apresentação pública das 13 start-ups finalistas a potenciais parceiros. Depois das apresentações dos projectos e da discussão do júri, Jorge Graça, administrador executivo da NOS, anunciou o vencedor. Kit-Ar foi o projecto que conquistou o prémio de 7 500 euros, créditos AWS e incubação directa na Startup Lisboa. A ideia vencedora prende-se com uma solução de realidade aumentada e machine learning para capacitar os operadores de chão de fábrica e optimizar processos de produção.

Além de ter sido anunciado o vencedor do programa, foi também atribuída uma menção honrosa a um outro projecto. “Goclever” foi o projecto que não deixou o júri indiferente e que recebeu um prémio no valor de 2 500 euros. A ideia passa por uma solução automática e escalável que permite obter, rapidamente, informações sobre desperdício e gestão de resíduos.

Ao longo das últimas sete semanas, as start-ups finalistas passaram por cerca de 150 horas de mentoria, num processo que contou com cerca de 40 mentores. “Foi um programa intenso, quem o fez sabe bem disso”, adiantou Miguel Fontes, director executivo da Startup Lisboa, na abertura do evento. Segundo o responsável, embora este tenha sido um programa exigente, foi um caso de sucesso que abriu portas para um percurso que se irá manter vivo e em “colaboração aberta”.

Deste programa, fizeram parte as start-ups com as melhores ideias para novas soluções baseadas no 5G e com os melhores conceitos para impulsionar os seus modelos de negócios actuais através desta tecnologia. As start-ups em competição projectaram soluções de diversas áreas, como saúde, entretenimento, indústria, ambiente, smart cities ou turismo. Da mesma forma, as diferentes soluções também contam com diferentes tecnologias, como a realidade virtual ou a realidade aumentada.

“A vida empresarial é uma maratona, não é feita de sprints”, sublinhou Jorge Graça, administrador executivo da NOS. Para o responsável, foi “recompensador” ver conceitos e ideias “poderosas e bem definidas” a materializarem-se através da tecnologia 5G. O administrador executivo terminou a sua intervenção garantindo que a porta ficou aberta a todos os que participaram para uma futura colaboração.