Tem o nome de iRec – Inovar na Reciclagem, foi lançado no início deste ano e, até aqui, já conta com mais de 100 mil embalagens recolhidas. A iniciativa da Cascais Ambiente, em parceria com a Nova SBE, permite que os cidadãos recebam prémios (sustentáveis) quando devolvem as embalagens de bebidas vazias de vidro, plástico ou metal.
A funcionar desde Janeiro, a quantidade de embalagens recolhidas até aqui mostra uma forte adesão ao projecto, que assenta num modelo simples, assim como uma crescente consciência ambiental dos munícipes. Com mais de 100 mil embalagens recolhidas, a Cascais Ambiente decidiu fazer umas alterações no sistema de recompensas, inserindo duas novidades nos prémios disponíveis: os ténis sustentáveis da Zouri e a disponibilização de vales de investimento em iniciativas sustentáveis GoParity.
Os ténis, produzidos de forma tradicional, com materiais 100% eco-vegan e com plástico do oceano podem ser adquiridos através da troca de pontos. Quanto aos vales – que podem ser de cinco ou dez euros, podem ser utilizados na plataforma de financiamento colaborativo da GoParity, que tem como objectivo “unir empresas que procuram financiamento para projectos com impacto socioambiental positivo, a cidadãos e empresas que querem investir nestes projectos sustentáveis”.
Como funciona?
Neste momento, a recolha das embalagens é feita em dez supermercados parceiros. Os cidadãos só têm de inserir as embalagens, uma a uma, na máquina – sendo que a Cascais Ambiente refere que é importante que a embalagem seja devolvida intacta, inclusive com o rótulo e a tampa – após o qual a mesma imprime um talão com os pontos correspondentes ao número (e tipo) de embalagens devolvidas. Os pontos, depois, podem ser trocados por prémios.
No fim, as embalagens são tratadas pela Tratolixo e encaminhadas para empresas parceiras a fim de serem reutilizadas na produção de novos produtos ou embalagens.
Uma pequena nota: nem todas as embalagens são aceites. De forma a evitar a contaminação, apenas são aceites embalagens de bebidas vazias como as garrafas ou latas de sumo, água, refrigerantes e bebidas alcoólicas (vinho, cerveja e sangria).
Para além de incentivar à reciclagem através de estratégias de gamificação, o projecto pretende também criar conhecimento para a adopção de sistemas de depósito destas embalagens, obrigatórios a partir de 2022.