Até ao próximo dia 31 de Maio, estão a abertas as candidaturas aos Green Project Awards 2018 (GPA 2018), uma iniciativa promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente, Quercus e a consultora GCI. A distinção, que vai na sua 11ª edição, reconhece e premeia os projectos que visem o desenvolvimento sustentável.

Para este ano, e depois de dez edições de sucessos, os GPA 2018 apresentam-se de cara lavada, com novas categorias, prémios especiais e um ciclo de conferências, a nível nacional, totalmente renovado. A concurso estão categorias “Agricultura e Floresta”, “Iniciativa Jovem”, “Inovação e Economia Circular”, “Inovação Social e Mobilização”, “Mar”, “Turismo” e “Urbes”.

A edição de 2018 traz ainda mais quatro prémios especiais: Prémio GPA-EGF Inovação e Economia Circular, que será entregue ao projecto que vencer a categoria “Economia Circular”; Prémio GPA-REN Florestas e Biodiversidade, que distinguirá um dos candidatos da categoria “Agricultura e Floresta”; Prémio GPA-COTEC Indústria 4.0 e o Prémio GPA-ANI Born From Knowledge (BfK Award), que será entregue a um dos finalistas de todas as categorias dos Green Project Awards.

O júri irá avaliar os projectos a concurso tendo em conta o seu impacto, o produto, a iniciativa, aplicação ou serviço nos três vértices do desenvolvimento sustentável: ambiental, económica e social.

Os GPA estão abertos a cidadãos a título individual, empresas, estabelecimentos de ensino e investigação, Organizações Não Governamentais, associações, cooperativas, Administração Pública e Local que apresentem soluções subordinados ao tema do desenvolvimento sustentável.

Os Green Project Awards, um referencial em território português na promoção do desenvolvimento sustentável, e que tem o alto patrocínio do Presidente da República Portuguesa, para além de diversos ministérios, foram instituídos em 2008 e já receberam mais de 1200 projectos. Até ao momento, foram distinguidas mais de 120 iniciativas que contribuíram de forma preponderante para fomentar e promover o desenvolvimento sustentável na sociedade civil.

 

Mais informações aqui.