O Funchal é o município vencedor da primeira edição do Prémio de Boas Práticas Locais em Matéria de Promoção da Resiliência, uma iniciativa promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) que visa reconhecer acções que incentivem os cidadãos e alavanquem a resiliência da comunidade no caso de ocorrerem acidentes graves ou catástrofes.

O vencedor da primeira edição do prémio promovido pela ANEPC, no âmbito da Estratégia Nacional para uma Protecção Civil Preventiva, foi o município do Funchal, com o projecto “Núcleo de Protecção Civil”, que integrou “valências da área emocional para cumprir a relevante missão de envolver os cidadãos na prossecução e responsabilização para uma cultura de protecção e segurança”, lê-se em comunicado.

A iniciativa funchalense distinguiu-se entre dez candidaturas apresentadas por municípios e freguesias de todo o país. O apoio e mobilização da autarquia e dos parceiros locais, na dimensão de prevenção das catástrofes, foram considerados factores diferenciadores que contribuíram para a sustentabilidade do projecto. A comunidade local, de acordo com o comunicado lançado, encontra-se envolvida na iniciativa e está “fortemente empenhada na aquisição de novos conhecimentos e competências no domínio da redução do risco”.

Embora o município do Funchal tenha sido o vencedor desta iniciativa, o júri atribuiu também menções honrosas, nomeadamente aos projectos “Heróis da Protecção Civil”, do município de Albufeira; “Amadora. Liga a Resiliência”, do município da Amadora; “Sintra, um lugar que é nosso! A sua protecção é uma responsabilidade de todos”, apresentado pelo município de Sintra; e “Redução de Risco de Catástrofe – Cabras Sapadoras”, da freguesia de Serro Ventoso (Lorto de Mós).